Qual o lado certo da faixa?

Perguntado por: nalencastro8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A faixa de Jiu Jitsu deve ser amarrada de tal maneira que a ponta com a tarja preta deve ficar sempre à esquerda do atleta e ao final forme um nó centralizado sobre o kimono na altura da cintura do atleta de Jiu Jitsu.

A faixa de jiu jitsu é mais do que um simples objeto, é um símbolo da sua história. A faixa preta com ponta branca é tradicionalmente usada por atletas em competição.

A faixa Vermelha é concedida após 10 anos de Faixa Vermelha e Branca e simboliza mais do que qualquer outra coisa o respeito e a dignidade que somente aqueles que são apaixonados pelo Jiu Jitsu conseguem alcançar.

Tradicionalmente, essa tirinha de pano na extremidade da faixa deve ser usada para o lado esquerdo, mas você já parou para se perguntar o por quê disso? Não existe uma explicação “cientifica” para isso, alguns podem dizer que o lado esquerdo é o lado do coração e por isso deve-se deixar a ponteira para este lado.

Faixa preta

Faixa preta
Ela é o principal objetivo de qualquer aluno que inicia a prática na arte e pretende percorrer todo o caminho. Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes.

Para praticantes com 16 anos de idade ou mais, a ordem das faixas do Jiu Jitsu é:

  • Faixa Branca.
  • Faixa Azul.
  • Faixa Roxa.
  • Faixa Marrom.
  • Faixa Preta.
  • Faixa Vermelha e Preta.
  • Faixa Vermelha e Branca.
  • Faixa Vermelha.

A ordem das faixas é a seguinte: faixa branca, faixa cinza, faixa amarela, faixa laranja e faixa verde.

Quando o lutador chega à faixa preta, ele passa a evoluir em graus, denominados dan, de forma crescente. No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.

Faixa seccionada (ou tracejada): permitido a ultrapassagem; Faixa contínua: proibido ultrapassar; Cor amarela: separa pistas com sentidos opostos; Cor branca: separa vias de mesmo sentido.

Nas categorias de faixa-branca é proibida a movimentação em que o atleta pula para colocar o adversário que está em pé na guarda fechada.

BRANCA – utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais, de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres; na pintura de símbolos e legendas.

Na faixa branca não há um tempo mínimo, mas costuma levar entre um e dois anos até a azul, dependendo do critério de avaliação do professor e da equipe. Vale lembrar que, ainda de acordo com as regras da federação, a pessoa só pode ser graduada a faixa marrom a partir dos 18 anos e a preta, a partir dos 19.

Rickson, que nasceu no Rio de Janeiro em 1959, é faixa vermelha no jiu-jitsu. A década de 80 foi um período de destaque em sua trajetória, quando promovia com outros membros de sua família desafios a outros lutadores, onde as regras não eram seguidas.

Você precisa ter pelo menos 18 anos para ser graduado em faixa marrom, e 19 para pegar a faixa preta. Outro critério é o tempo dedicado para cada faixa. Se você tem 16 ou 17 anos, não há tempo mínimo de permanência nas faixas branca e azul. Já na roxa, você tem que ficar dois anos, pelo menos.

A especificidade de uma faixa de jiu-jitsu é ter uma ponteira preta. Sendo assim, ela é branca e tem a ponta preta. Geralmente, as faixas de outras artes marciais são lisas, sem essa ponta preta. A ponta preta é onde são inseridos os graus conforme você vai recebendo pelo seu professor.

Toda faixa do Jiu Jitsu tem em uma das pontas uma tarja, essa tarja é o local destinado para a colocação dos graus. Esses graus sãos esses “pedaços de esparadrapos” que você vê nas faixas de praticamente todo praticante de Jiu Jitsu.