Qual o lado bom de ter TDAH?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Criatividade e inventividade: viver com o TDAH pode dar aos pacientes uma perspectiva de mundo completamente diferente. Isso encoraja os indivíduos a observarem situações com um olhar mais reflexivo.

É possível a pessoa ter TDAH não diagnosticado e mesmo assim conseguir tirar ótimas notas na escola. É possível sim, a capacidade de aprender não está diminuída cognitivamente e sim dificultada pelas inquietações, dispersões, falta de foco.

Segundo pesquisa da Universidade de Michigan, nos EUA, indivíduos com TDAH se destacam em trabalhos que exigem criatividade. As pessoas que têm transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) carregam consigo o estigma de ineficiência que muitas vezes limita a expressão de suas potencialidades.

Algumas pessoas com TDAH gostam de ter amigos, mas muitas vezes se sentem entediadas com eles, precisando de uma pausa. Elas acham difícil ser consistente em desfrutar regularmente de sua companhia, lhes dando atenção e mostrando boa vontade. Você dá preferência a interesses em detrimento das pessoas.

5 líderes famosos com TDAH

  • Bill Gates. (Na imagem: Bill Gates, fundador da Microsoft) ...
  • Richard Branson. (Na imagem: Richard Branson, fundador da Virgin) ...
  • David Neeleman. (Na imagem: David Neeleman, fundador da JetBlue Airways e da Azul Linhas Aéreas, dentre outras) ...
  • Walt Disney. ...
  • Tallis Gomes.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

É comum a associação entre TDAH e ansiedade, além do fato de que portadores de TDAH apresentam ansiedade consequente aos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.

As crianças portadoras de TDAH não se adaptam bem a instituições de ensino muito tradicionais e que tenham um código disciplinar muito rígido.

Sim, com certeza. O TDAH pode interferir no rendimento escolar, na comunicação, nas relações interpessoais, na auto estima e, se não tratado, no rendimento do indivíduo adulto no trabalho.

Algumas pesquisas indicam que em média, portadores de TDAH tem um escore de QI 10 pontos abaixo dos seus pares sem TDAH.

Ter TDAH pode ser estressante. Embora encontrar profissionais e seguir um plano de tratamento possa ser uma fonte importante de estresse e irritação, não é a principal causa do estresse por TDAH. São as pequenas coisas que causam mais estresse.

Segundo o neuropediatra, há três tipos de TDAH: o desatento, o do tipo combinado e o hiperativo-impulsivo. O desatendo é o transtorno em que a criança é quieta, não dá trabalho na sala de aula e ainda é tímida.

Os estudos científicos mostram como as pessoas que tem TDAH são duas vezes mais suscetíveis a divórcios do que as pessoas que não tem TDAH (Bierderman et al. in 1993). Esses dados não significam que os que tem TDAH são incapazes de estabelecer bons relacionamentos afetivos.

Pessoa com TDAH são profundamente intuitivas e enxergam além das limitações da matéria. É justamente este traço da síndrome que transforma pessoas criativas e sensíveis em grandes gênios da humanidade. Eles pensam fora da caixinha.