Qual o lado bom de ser introvertido?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Ela lista, entre esses pontos fortes, uma maior capacidade de concentração: estudos mostram que introvertidos costumam ter um foco mais estendido do que as outras pessoas, o que os torna mais propensos a dedicar as horas necessárias para dominar uma habilidade.

Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido.

O psicólogo alemão, Hans Eysenck, pesquisou o cérebro de um introvertido e descobriu que os introvertidos têm uma excitação cortical naturalmente alta, o que significa que sua capacidade de processar informações por segundo é maior do que a média extrovertida.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Tanto introvertidos como extrovertidos podem ser tímidos, muito embora a segunda hipótese seja menos comum. Embora uma pessoa tímida possa preferir não estar sozinha, o desconforto ou receio gerado em torno da interação social leva-a a evitar ou minimizar a socialização.

Parecem existir algumas diferenças no cérebro; os introvertidos têm uma menor ativação dos circuitos de recompensa no cérebro do que os extrovertidos e uma maior sensibilidade a estímulos aversivos, o que explica serem menos interessados pelo mundo exterior e aprenderem melhor as regras sociais.

O grau em que você é introvertido ou extrovertido é influenciado pela genética. Fora de todos os traços de personalidade que têm sido estudados, introversão / extroversão é um dos mais fortemente hereditários. No entanto, uma série de fatores ambientais – como a forma como você é criado – influenciam também.

Aproximadamente metade da população se identifica como introvertida. A maioria das pessoas fica em algum lugar na faixa intermediária do espectro introvertido-extrovertido, inclinando-se um pouco para um lado ou para o outro, e todos possuímos qualidades diferentes que se enquadram nos dois campos.

Sim, é possível uma pessoa ficar mais introvertida após um trauma e vai depender também de como ela e as pessoas que estão à sua falta vão lidar com a situação. Boa sorte! Dependendo da idade no momento do trauma e da gravidade do mesmo, a pessoa pode desenvolver uma ampla gama de defesas (conscientes e inconscientes).

Mudar de introvertido para extrovertido pode ser extremamente difícil (ou até impossível), mas há coisas que os especialistas acreditam que você pode fazer para fazer mudanças reais e duradouras em aspectos de sua personalidade.

Para muitos introvertidos(como eu) ou tímidos, fazer amigos requer disposição e ação deliberada. Não se trata de forçar a natureza ou as circunstâncias. Trata-se apenas de estar aberto e consciente do seu papel como facilitador para criar as relações que você deseja e que são importantes para sua vida.

Diga Olá, seja educado e descontraído, mostre que reconhece e aprova a presença deles. É importante para os introvertidos sentirem-se bem recebidos – eles não vão gastar sua preciosa energia com alguém que não os quer à sua volta. Se você tiver notícias interessantes/importantes para mencionar, mencione-as.

Junto, alguns outros benefícios vieram, como a capacidade de análise apurada, ser mais concentrado e de estar mais calmo e presente na maior parte do tempo. Isso é assunto para outro texto, mas sei que o fato de ser quieto me ajuda demais a estar constantemente buscando ser alguém melhor.

Embora os introvertidos representem cerca de 25% a 40% da população, ainda existem muitos equívocos sobre esse tipo de personalidade. Também é importante observar que ser introvertido não significa que você é socialmente ansioso ou tímido.