Qual o jeito certo de usar a tipoia?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Como usar corretamente uma tipóia?

  1. Colocar o cotovelo dentro da tipoia e apoia-lo bem na sua parte de trás.
  2. Ajustar a faixa ao redor do pescoço.
  3. Ajustar a faixa ao redor do tronco.
  4. Soltar o peso do braço e se necessário fazer ajustes finais.

Para dormir:
Se o uso da tipoia está indicado, você deve usar mesmo para dormir. Se isso for algo incômodo para você, pois seu braço fica caindo ou mesmo não fique apoiado, use de almofadas e travesseiro para melhorar o apoio e o conforto.

Para a maioria das patologias você precisará usar uma tipóia por 4-6 semanas. Esta tipóia serve para proteger seu ombro enquanto ocorre a cicatrização. Ter alguem em casa para ajudá-la é muito importante. Você deve manter o ombro e braço relaxado na maior parte do tempo.

As posições recostada e de barriga para cima são as mais indicadas para dormir com o ombro quebrado, mas se você não conseguir, pode dormir de lado. No entanto, nunca sobre o lado operado. E a dica é colocar um travesseiro entre os joelhos.

Faça a tipoia com fita adesiva.
A fita é muito eficiente para imobilizar o braço, já que é resistente, flexível e de qualidade. Algumas camadas de fita adesiva podem substituir o cinto ou a gravata, apoiando o pulso, o braço e o cotovelo. Passe a fita no braço ferido e no tronco para limitar os movimentos.

Qual é o tempo de recuperação de um braço quebrado? O tempo de recuperação total de uma fratura pode ser 20 dias a 6 meses ou mais, dependendo da idade e capacidade de recuperação da pessoa.

Se você busca por uma tipoia que auxilie no processo de recuperação de fraturas estáveis, luxações de clavícula, ombro ou cotovelo, ou ainda lesões musculares e articulares que necessitem de repouso e imobilização, a mais indicada é a Tipoia Ortopédica com Suporte Duplo.

A tipoia tem como objetivo imobilizar o ombro, condição fundamental para o processo de cicatrização e recuperação de lesões. Por Fernando Ciganava, ortopedista especialista em ombro e cotovelo. Se você já usou tipoia de braço pode ter achado um pouco desconfortável ou solta demais. O ombro fica exposto.

O tempo de recuperação de uma fratura no ombro depende muito do tipo de fratura. Afinal, quanto mais complexa a fratura, maior será seu tempo de recuperação. Mas, em geral, costuma-se estabelecer o período de 4 a 6 semanas para consolidação de fraturas no ombro.

Procure atendimento médico urgente se:
– o gesso estiver amolecido, quebrado; – sentir dor forte e contínua, com dormência ou formigamento; – apresentar febre. Não retire a imobilização (gesso) sem recomendação médica.

Colocar gelo ajuda.
É importante consultar o médico para saber detalhes da sua fratura e a melhor forma de tratá-la. No entanto, colocar gelo no local ajuda a desinchar e facilita o processo de recuperação.

Posso dormir sem a tipoia? Se o uso da tipoia está indicado, na maioria das vezes você deve fazer o seu uso inclusive para dormir. Em caso de dúvida fale com o seu médico.

Após a liberação da tipóia pelo seu médico, pode-se realizar atividades simples, como a de lavar as costas durante o banho, escovar os dentes e pentear o cabelo. Desde que não exija grande esforço ou que o braço não segure e levante pesos.

Não molhar: na hora do banho, é muito importante colocar um plástico para evitar que o gesso molhe, amoleça e perca a sua função.

A fratura do úmero se consolida no intervalo de 9 a 12 semanas após o trauma. Neste período, o paciente é orientado a utilizar o cotovelo e o punho e evitar movimentos com os ombros. Mais de 90% das fraturas consolidam com mínima deformidade residual, sem repercussão na mobilidade do ombro ou cotovelo.

Se você acha que está com um braço quebrado, é importante não comer ou beber nada, pois pode ser necessária uma anestesia ou sedação para o médico realinhar os ossos. Antes de chegar ao hospital, a tipoia pode ajudar a estabilizar o braço (ela passa por baixo do braço e envolve o pescoço). Evite esticar os braços.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.