Qual o jeito certo de se espreguiçar?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Não tem um jeito certo ou errado para se espreguiçar, simplesmente faça do jeito que o seu corpo pedir. Se espreguiçar todas as manhãs ao acordar e, em qualquer momento do dia, é o tipo de movimento que, quanto mais fizer melhor.

"Ao acordar e durante o dia, principalmente em períodos que a pessoa permanecer muitas horas sentado, deve-se realizar de um modo rotineiro, que certamente vai propiciar momentos de descontração e alivio de dores musculares por vícios posturais", destaca o ortopedista.

Espreguiçar pode ajudar a prevenir dores de cabeças comuns, como a cefaleia tensional, causada principalmente por tensões musculares. Além de liberar substâncias analgésicas como a endorfina, o ato produz o relaxamento de músculos tensionados, enviando ao cérebro a informação de que pode relaxar.

Para evitar lesões musculares precisamos fazer um bom alongamento. Portanto, se espreguiçar também pode afastar os riscos de machucarmos os nossos músculos não somente durante atividades esportivas mas em atividades simples do dia a dia, como caminharmos, nos agacharmos, entre outras.

Quando a atividade é realizada com frequência, ela melhora a coordenação motora, faz a prevenção de lesões por esforço repetitivo, tendinites, dores lombares e cervicais, melhora a postura e aumenta a consciência corporal.

Diferente dos músculos que são paralisados durante a noite, a musculatura do pescoço continua ativa, para que possamos respirar normalmente. A diferença é que a musculatura ao redor da garganta fica mais estreita mesmo, o que pode ter um lado negativo: o ronco.

A cãibra que acontece quando a pessoa se espreguiça, é a coluna vertebral. A coluna na posição vertical vai apertando os nervos. dispara estímulos para musculatura.

“Quando dormimos, nosso corpo está relaxado, sem o tônus muscular. Por isso, algumas pessoas, quando se levantam muito depressa até sentem um pouco de tontura. Espreguiçar e levantar devagar pode evitar essa tontura e até uma queda”, observa a reumatologista.

Alongamentos para acordar e dormir
Segundo a professora Christina Cruz Cepeda, o alongamento de manhã garante mais disposição para o dia, enquanto a prática antes de dormir auxilia na redução do estresse, no alívio as dores, e, consequentemente, em uma noite de sono mais tranquila.

1 – Alongamento ao acordar
O alongamento para fazer de manhã é indicado para quem não tem muito tempo. Pode ser feito ainda na cama: gire o pescoço para os dois lados; estique os braços e as pernas e estique todo o corpo.

1. Tirar a preguiça a. 3. [Figurado] Espraiar-se; alastrar-se.

espreguiçar (verbo) -

3 sinônimos de espreguiçar para 1 sentido da palavra espreguiçar: 1 despertar, espertar, estimular.

Dá um up na circulação
Enquanto dormimos nossa circulação fica um pouquinho mais lenta, então dar aquela boa espreguiçada ao acordar faz com que o sangue passe a se mover mais rápido e circule para os músculos das extremidades antes mesmo que você levante.

É mais indicado após os treinos ou exercícios físicos, uma vez que torna os músculos mais relaxados, dando uma sensação de alívio. Segundo Gusmão, no alongamento estático, alonga-se o músculo até uma determinada posição, que deve ser mantida durante 30 segundos, e o objetivo é alongar até o limite do confortável.

Habitualmente as dores surgem em até 24 horas após o exercício. Um dos motivos dessa dor muscular são as microlesões nos músculos causadas pelos exercícios físicos. Isso acontece devido ao rompimento de membranas dos tecidos musculares durante a realização dos treinos.

Sim, a alma pode deixar o corpo momentaneamente e voltar depois. Há uma série de questões de “O Livro dos Espíritos” que tratam dessa questão. Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

Trata-se de um fenômeno chamado espasmo hipnagógico. Espasmo Hipnagógico é o período de transição entre o sono e a vigília – e gera um movimento muscular involuntário. Esses espasmos musculares podem ser causados por estímulos como sons e luzes.

Consuma alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio
Os alimentos ricos em potássio, magnésio, cálcio e com vitaminas do complexo B são ótimos aliados para prevenir cãibras, já que contribuem para o bom funcionamento e para a contração dos nossos músculos.

Alongar o músculo em espasmo é, geralmente, a providência mais efetiva. Quando as cãibras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.