Qual o jeito certo de falar favela?

Perguntado por: hvasconcelos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Apesar de o termo comunidade começar a ser mais utilizado, atualmente, por convenção, designa apenas as favelas que foram pacificadas e receberam a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Muitos desses locais, porém, se enquadram ainda como favela, de acordo com a definição adotada pelo Plano Diretor.

Favela, bairro de lata, musseque ou caniço é um assentamento urbano informal densamente povoado caracterizado por moradias precárias e miséria.

Ao longo dos anos, a palavra “favela” e o uso de “favelado” para designar seus moradores foram ganhando uma série de significados pejorativos. O termo era, inclusive, uma estratégia para segregar as populações periféricas, como se morar na favela rebaixasse seus residentes.

As favelas são áreas desorganizadas, pobres e marginalizadas de pequenas e grandes cidades espalhadas pelo Brasil. Nas favelas, as famílias vivem em condições de extrema pobreza (sem saneamento básico). Por outro lado, as comunidades são áreas urbanas organizadas e que possuem uma estrutura arquitetônica bem definida.

Geralmente, ela é definida como casas em condições precárias que se localizam em morros. Mas será mesmo essa a correta definição de favela? Na verdade, favela significa toda e qualquer ocupação irregular de terrenos públicos ou privados ou em áreas que não são recomendadas para a moradia (como os morros).

O termo “periferia” é usado para se referir as favelas, os bairros mais pobres, loteamentos clandestinos, que são resultados da má distribuição de renda, desigualdade social, segregação socioespacial, entre outros problemas. Geralmente, esses locais são afastados dos grandes centros.

E assim essas ocupações eram chamadas até meado da década de 1990, quando o então prefeito da cidade do Rio de Janeiro César Maia resolveu substituir o nome “favela” por “comunidade carente”.

A origem do termo “favela” remonta a Guerra dos Canudos (1896 – 1897), conflito que aconteceu entre o Exército Brasileiro e os sertanejos membros da organização sócio-religiosa de Antônio Conselheiro.

Originalmente, favela é uma planta. Ela é descrita nas primeiras páginas de Os Sertões. Nomeia local estratégico para o conflito, o Morro da Favela, assim chamado em referência a um arbusto de espinhos e flores brancas. As sementes parecem fava, daí “favela”, “faveleiro” ou “faveleira”.

Villa Miséria é como se chama na Argentina os espaços equivalentes aos espaços favelados da cidade do Rio de Janeiro. Fala-se de villas miséria às favelas formadas por vivendas precárias encontradas na Argentina,Uruguai, México e Peru .

Existe favela em Portugal, mas não recebe essa mesma denominação. Na verdade, o equivalente às favelas no Brasil, em Portugal pode ser chamadas de bairros degradados e bairros de lata, mas, assim como no Brasil, também apresentam graves problemas sociais e de criminalidade.

As características que o IPP considera para definir uma área como favela são: 1) ocupação irregular da terra; 2) falta de títulos de propriedade formais, o que não significa que a ocupação seja ilegal; 3) tecido urbano disposto de forma irregular; 4) lotes pequenos e indefinidos; 5) vias estreitas; 6) infraestrutura de ...

Favela é uma área degradada de uma cidade, caracterizada por moradias precárias, miséria e falta de segurança de posse, de acordo com a definição do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).

Favela é o conjunto de habitações populares precariamente construídas e desprovidas de infraestrutura (rede de esgoto, de abastecimento de água, de energia, de posto de saúde, de coleta de lixo, de escolas, de transporte coletivo etc.).