Qual o Jeep mais antigo?

Perguntado por: ojesus3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Jeep Willys MB

O primeiro modelo criado pela montadora, o carro Jeep Willys MB, nasceu em 1941, durante o período da Segunda Guerra Mundial.

O Jeep Willys foi um dos primeiros automóveis fabricados no Brasil. Não é por acaso que, no Brasil, as pessoas passaram a chamar veículos off-road de jipes. É que o Jeep foi um dos primeiros veículos legitimamente brasileiros: passou a ser produzido no país em 1957, pela extinta Willys Overland.

1954

O modelo foi o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954, dando início a uma história de sucesso, que perdura até hoje com a linha Renegade, Compass e Commander.

A palavra jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou "uso geral", embora essa não seja a origem da marca Jeep.

Criado pela fabricante americana Willys Overland no início da Segunda Guerra, o Jeep original só assumiria oficialmente seu nome anos depois, tornando-se uma marca registrada. A partir de 1987, a Jeep passa a fazer parte do grupo Chrysler (hoje grupo FCA, sigla para Fiat Chrysler Automobiles).

Fiat

A Stellantis, dona de marcas como a Fiat e Jeep, lidera o mercado sul-americano de automóveis e comerciais, com uma fatia de 23,6% das vendas na região, no acumulado de 2022 (janeiro a novembro). No Brasil, o destaque é a Fiat.

O Jeep Willys foi criado para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, mais tarde, o veículo foi utilizado para uso civil, inicialmente com o modelo CJ-2A, em 1945, e depois com o CJ-3A, em 1949.

O Jeep Renegade já foi o SUV mais vendido do Brasil, mas desde que foi reestilizado perdeu vendas fortemente. Culpa da prioridade da Stellantis na fabricação de Compass e Commander, que são mais rentáveis, além do fogo amigo vindo do seu primo Fiat Pulse.

  • RENEGADE. Fabricado no Brasil para você fazer história.
  • COMPASS. Design, performance, tecnologia e sofisticação.
  • COMPASS HÍBRIDO 4XE. O primeiro carro com tecnologia híbrida da Jeep.
  • COMMANDER. Uma outra dimensão vai se abrir nas suas aventuras.
  • WRANGLER. O Jeep mais capaz de todos os tempos.
  • GLADIATOR. ...
  • GRAND CHEROKEE.

A revelação de que Jeep é o maior fenômeno do grupo Fiat foi feita pelo próprio presidente do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), Mike Manley, em anúncio no início de agosto.

Existente desde 2015, a fábrica da Jeep – e do grupo Stellantis – de Goiana (PE) celebra hoje (4) um marco em sua produção. A planta atingiu o número de 1 milhão de Jeeps fabricados.

Japão

Assim, diferente do que muitos fãs de jipes foram levados a crer, a origem do veículo multiuso está no Japão, de onde saiu o primeiro projeto inteiramente feito para um veículo diminuto, ágil e com tração integral.

Lançado no Brasil em abril de 2015 com o propósito de inovar o mercado nacional de SUVs, O Renegade marcou a volta da produção da Jeep no Brasil ao ser fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE).

9) O maior símbolo da marca Jeep, sua grade frontal com sete aberturas verticais, surgiu em 1945 com o CJ-2A, o primeiro modelo civil. O modelo militar MB tinha nove fendas frontais. O motivo da mudança foi o tamanho dos faróis, que ficaram maiores e, para isso, foi preciso diminuir a grade dos carros.

Nas versões de 60", 30" e 15" segundos, o filme narra a liberdade, o prazer, os sacrifícios e a satisfação de uma conquista, sentimentos que conectam o surfe aos quatro pilares essenciais da marca Jeep: paixão, autenticidade, liberdade e aventura.