Qual o intervalo de um medicamento para o outro?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento. Não seguir o cronograma pode até intensificar a ação das bactérias”, explica.

Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).
...
Combinações perigosas

  1. Antibiótico e Anticoncepcional. ...
  2. Insulina e Álcool. ...
  3. Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  4. Broncodilatadores e Cafeína. ...
  5. Antiácido e Antibiótico.

Farmacêutico da Fiocruz explica que interação de medicamentos pode ser danosa. Rio - Não é novidade que misturar remédios pode fazer mal à saúde. Mas quem pensa que o único problema é a redução do efeito do medicamento precisa ficar alerta. A prática pode causar vários males, como confusão mental e sangramentos.

A maioria possui várias doenças crônicas, então toma mais medicamentos, o que aumenta o risco de interações perigosas. As consequências também podem ser mais ameaçadoras.

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação. Em contrapartida, o jejum facilita a intolerância gastrointestinal caso o remédio em questão possua teor de acidez muito elevado.

Não há nenhum problema com o uso de dois comprimidos somados para doses maiores. Inclusive podem ser tomados juntos.

6 remédios que afetam o coração

  1. Antidepressivos tricíclicos. ...
  2. Anti-inflamatórios. ...
  3. Anticoncepcionais. ...
  4. Antipsicóticos. ...
  5. Antineoplásicos. ...
  6. Levodopa.

Não há contra-indicação do uso de ibuprofeno em conjunto com a amoxicilina, porém nesse caso recomendo consultar o profissional para confirmar as orientações dadas.

Isso depende da medicação e da resposta do organismo do paciente. Existem medicações que demoram cerca de 15 dias para atingir o efeito total esperado, e, durante estes dias, o efeito é menor ou pode até mesmo aparentar efeito contrário. Outras medicações atingem o esperado em horas de uso.

O intervalo de doses desses medicamentos são independentes. Para Dipirona o intervalo é de 06/06h e para o Ibuprofeno o intervalo pode ser de 06/06h ou de 08/08h, dependendo da dosagem.

Aumento da dor
Isso ocorre porque a medicação em excesso desestabiliza o mecanismo que é responsável pela sensação de dor. De forma simples, é como se acontecesse uma hipersensibilização, o que significa sentir mais dores com estímulos menores. Com isso, a dor de cabeça se torna algo rotineiro.

Deve-se aguardar um certo tempo após administrar o primeiro, pois pode demorar algumas horas até que a febre ceda. Sugiro aguardar no mínimo 2 a 3 horas. Depois disso, se a febre não cedeu, ou caso retorne antes de 6h, pode-se administrar um outro antitérmico!

Então uma possibilidade é usar apenas um deles (por exemplo, usar a dipirona, em uma dose de 1g 6/6h, sem o paracetamol). Porém se seu profissional de saúde pediu para usar os dois juntos por algum motivo, então você deve estar atenta a dose máxima diária de paracetamol: de um modo geral, usar até 4000mg/dia.

Alimentos ricos em potássio: bananas, laranjas, vegetais com folhas verdes-escuras podem comprometer a ação de remédios que contenham captropil e enalapril, usados no tratamento de pressão alta ou problemas cardíacos.