Qual o intervalo da ivermectina para cães?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A ivermectina pertence a um grupo de antiparasitários conhecidos como lactonas macrocíclicas, utilizadas em várias espécies de animais domésticos. As doses recomendadas são as seguintes: Sarna sarcóptica, sarna otodécica e verminoses: 0,2 a 0,4 mg/kg, por via oral, a cada 7 dias, em um total de 2 a 4 administrações.

Ivomec® Gold é indicado para o tratamento e controle eficaz das cepas sensíveis à ivermectina das mais importantes espécies de vermes redondos gastrintestinais, berne e carrapatos. A dose recomendada é de 1 mL para cada 50 kg de peso, administrada por via subcutânea na frente ou atrás da paleta.

Cães das raças Collie, Old English Sheepdog, Pastor de Shetland, Pastor Alemão, Afgan Hounds, ou seus mestiços são particularmente sensíveis, o que torna a barreira hematoencefálica desses cães mais permeável a ivermectina, ocasionando depressão do sistema nervoso central (MEALEY et al., 2006).

A dosagem é indicada conforme o peso da pessoa e deve ser tomada em três etapas, uma a cada 15 dias, para manter o nível plasmático do medicamento no organismo durante os próximos meses da pandemia.

Para o tratamento e para impedir que o rebanho adoeça, é usada a ivermectina veterinária. A Chemitec, indústria farmacêutica veterinária, garante a eliminação de carrapatos a partir do 4º dia de tratamento.

Entre os estes, a ivermectina tem seu uso extremamente difundido devido sua segurança comprovada. Seu uso em cães é aconselhado para o tratamento da sarna demodécica e na prevenção da dirofilariose, porém informalmente é extremamente utilizado para o controle de pulgas e carrapatos.

No tratamento individual de pacientes, pode-se reconsiderar uma nova dosagem em intervalos de três meses. O tratamento com ivermectina não elimina os parasitas Onchocerca adultos e, portanto, normalmente é necessário o acompanhamento e novo tratamento.

O uso deste medicamento juntamente com medicamentos que agem no Sistema Nervoso Central tais como os barbitúricos, benzodiazepínicos, ácido valpróico e oxibato de sódio não é recomendado.

Em quanto tempo a Ivermectina faz efeito no organismo? O período que o medicamento leva para dar resultado pode variar de acordo com o problema a ser tratado. Por exemplo, contra piolhos, lêndeas e sarna, o efeito total ocorre em torno de dois dias.

No caso dos cães, a ivermectina atua contra invasores indesejados, como o verme do coração. Em cachorros, o remédio pode ser utilizado em forma de comprimidos ou de maneira injetável, de acordo com o tipo de parasita. A dosagem certa para o cão leva em consideração a idade, o peso e raça do animal.

Para a escabiose e a sarna otodécica, são recomendados medicamentos tópicos, ou seja, pomadas e cremes a serem aplicados diretamente na pele, nas áreas afetadas. Também é importante fazer banhos com sabonetes e shampoos anti ácaros, que matam os parasitas, eliminando a sarna.

POSOLOGIA: Administrar por via oral, 1 comprimido contendo 12 mg de Ivermectina, para cada 60 Kg de peso corporal, (equivalente a 0,2 mg/Kg/dia), em dose única.

Infelizmente a Ivermectina não pode ser usada em cães das raças Collie, Pastor de Shetland (Mini Collie), Border Collie, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e seus cruzamentos. Além dessas raças existem aqueles animais que por uma alteração genética também são sensiveis ao medicamento.

Remédio para carrapato: 5 opções

  • Remédio Bravecto. Um produto com ótima avaliação do mercado é o Bravecto, remédio que elimina carrapatos e pulgas de cães e gatos e até da sua casa, em até 12 horas. ...
  • Remédio Nexgard. ...
  • Remédio para carrapato Simparic. ...
  • Coleiras antipulgas e carrapatos. ...
  • Remédios para carrapato naturais.

A ivermectina tem muitas interações medicamentosas e seu uso é recomendado em dose única, e não diária ou semanalmente, como vem sendo prescrita pelos defensores do “kit covid” e do “tratamento precoce”.

A dosagem recomendada de ivermectina para o tratamento da oncocercose é uma dose oral única que visa fornecer aproximadamente 150mcg de ivermectina por quilo de peso corporal.