Qual o interesse dos Estados Unidos na questão mexicana?

Perguntado por: adantas6 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Para os EUA, o México constitui um país estratégico por uma série de razões que estão relacionadas às suas questões de segurança, devido à imensa fronteira entre os dois países, aos seus interesses geoeconômicos, ligados aos recursos naturais mexicanos e às suas estratégias geopolíticas para a América Latina.

O argumento principal do governo dos Estados Unidos para a construção do muro é a busca por um maior controle da fronteira a fim de reduzir a onda migratória do território mexicano em direção ao norte.

o que motivou os EUA na participação dos conflitos foi o fato dos alemães terem derrubado o seu navio que estava cheio de carga de alimentos e os interesses era principalmente a expansão do seu mercado consumidor e expanção capitalista eles foram espertos já entraram na guerra quando os países já estavam acabados e com ...

ao norte de San Francisco, por colonos americanos de origem europeia que se revoltaram contra o governo do México, ao qual pertencia na época este território chamado Alta Califórnia. Foi justamente por causa da bandeira rebelde que o episódio ficou conhecido como Revolta da Bandeira do Urso.

A extensa fronteira territorial entre os dois países é um símbolo da paz e segurança na região, e da sua importância para a segurança interna norte-americana e o comércio internacional. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do México, que por sua vez é o terceiro maior parceiro comercial dos estadunidenses.

O México foi colonizado pelos espanhóis que iniciaram a sua exploração em 1519 com Hernán Cortés. Nessa altura, muitos habitantes primitivos do México (os astecas) aliaram-se aos espanhóis porque viviam descontentes com o seu próprio império.

Principais setores econômicos. A economia do México é bem diversificada, incluindo indústrias de alta tecnologia, produção de petróleo, exploração mineral e manufatura. De acordo com os últimos dados disponíveis do Banco Central, a agricultura representa 3,9% do PIB e emprega mais de 12,5% da população ativa.

O Muro do México é alvo de muitas críticas em todo o mundo e possui o objetivo de barrar ou conter a entrada de imigrantes ilegais do território mexicano em direção aos EUA ...

A resposta do por que as casas dos Estados Unidos não tem muro é, na realidade, muito simples: segurança. A vigilância das regiões suburbanas é super intensa o que elimina algumas preocupações e – portanto – fazem a presença de muros dispensável.

Os altos índices de doenças infecciosas na fronteira dos Estados Unidos com o México denunciam a falta de profissionais de saúde, de hospitais e de atendimento médico adequado, já que muitas dessas enfermidades poderiam ser evitadas: a ocorrência de doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas, como sarampo, ...

Resposta: São varios fatores minuciosos, como mão de obra, legislação trabalhista, logistica, incentivos fiscais entre outros.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), os Estados Unidos foram os principais fornecedores (exportadores) de alimentos e armamentos para a França e Inglaterra (integrantes da Tríplice Entente). Com essas exportações, os EUA lucraram muito.

Principais razões para o envolvimento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial: Ataque japonês à base militar americana de Pearl Harbor, no Havaí; Agressões de submarinos da Alemanha nazista à navios americanos; Necessidade de combater o expansionismo político e militar dos regimes fascistas do Eixo na Europa.

Em 30 de maio de 1848, foi ratificado o acordo com o qual o México cedeu aos Estados Unidos mais da metade de seu território.

Com a assinatura do tratado de Guadalupe Hidalgo, em fevereiro de 1848, o México reconheceu a fronteira do rio Grande e cedeu para os EUA os territórios do Novo México, de Utah, do Arizona, de Nevada, da Alta Califórnia e do oeste do Colorado.

As regiões conquistadas compreendem inteiramente os atuais estados de Califórnia, Nevada, Texas e Utah, inteiramente o Estado de Novo México (antes da Compra de Gadsden), e áreas dos Estados de Arizona, Colorado e Wyoming. O presidente Antonio López de Santa Anna perdeu o poder no México após a guerra.

Durante o movimento mexicano de independência, os EUA ajudaram os mexicanos insurgentes em conseguir a independência, utilizando a Doutrina Monroe como a justificativa.

Durante a chamada Guerra Mexicano-Americana, o México foi derrotado e obrigado a ceder territórios que hoje correspondem ao Texas, Novo México, Arizona, Califórnia, Colorado, Utah e Idaho. Essa expansão territorial americana, durante o século XIX, foi justificada por uma ideologia conhecida como Destino Manifesto.

Muitos imigrantes ilegais são presos e deportados. Estados Unidos é um dos principais países de atração de imigrantes no mundo. Recentemente o país vem recebendo um elevado número de imigrantes, um dos maiores da história.