Qual o interesse da Igreja Católica na expansão marítima *?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Sendo assim, a expansão marítima configurou-se também a partir de uma justificativa religiosa: tornou-se necessário desbravar novos territórios a fim de catequizar populações nativas e, assim, provocar o aumento do número de fiéis. Essa missão foi atribuída aos jesuítas.

A principal funcao da igreja catolica era disseminar o catolicismo por todos os territorio conquistado e levar a cultura europeia ao povos conquistados atravez da cateczacao.

Resposta: A Igreja Católica tinha interesse nas expansões marítimas porque devido ao fato da Reforma Protestante na Europa ter diminuído muito o número de fiéis (que se tornaram protestantes), os católicos queriam expandir o catolicismo para terras novas visando aumentar o número de fiéis e seguidores.

Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

Decretos e seminários foram criados para expandir os costumes do catolicismo. Missões realizadas por religiosos permitiram a reconquista em de varias regiões da Europa e levou o catolicismo para o Japão e China.

Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época.

A expansão marítima portuguesa começou através das conquistas na costa da África e se expandiram para os arquipélagos próximos. Experientes pescadores, eles utilizaram pequenos barcos, o barinel, para explorar o entorno. A precisão náutica foi favorecida pela bússola e o astrolábio, vindos da China.

Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A Igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.

O funcionamento da Igreja Católica prevê a existência de três poderes: o de ensinar, o de santificar e o de governar.

A missão da Igreja é preparar o caminho para o estabelecimento final do Reino de Deus na Terra. Seu propósito é, primeiramente, desenvolver na vida dos homens atributos cristãos e, em segundo lugar, transformar a sociedade para que o mundo se torne um lugar melhor e mais pacífico para vivermos.

A Reforma Protestante
O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.

Portugal possuía uma posição geográfica privilegiada, situada no extremo ocidental da Europa, o que lhe permitiu ter acesso ao Atlântico e ao mar Mediterrâneo.

O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.

Investimento no desenvolvimento de conhecimento náutico; Interesse da sociedade na expansão do comércio; Investimentos estrangeiros no comércio; Posição geográfica.

Consequências das Cruzadas
Do ponto de vista religioso as cruzadas fracassaram, do ponto de vista econômico elas tiveram um papel importante no desenvolvimento comercial, com o fim da dominação árabe no Mar Mediterrâneo. As cruzadas conseguiram restabelecer as relações europeias com o norte da África e a Ásia.

Na expansão europeia, a partir do século XV, encontramos na história, o pioneirismo das nações ibéricas, Portugal e Espanha, ambas, foram as primeiras nações a lançarem-se nas Grandes Navegações.

No período colonial, a Igreja ainda possui grande relevância e participa ativamente da colonização, exercendo papel central na construção da América Latina, - na construção da identidade latina, especialmente em países onde o catolicismo ainda tem forte representação como no Brasil e na Bolívia, a presença da igreja ...

Nesse contexto, a Igreja Católica, o Estado e os positivistas lutavam pela tutela e pela gestão das populações indígenas, por recursos financeiros e pelo apoio da opinião pública.

Algumas das medidas adotadas pela Igreja na Contrarreforma foram a criação do Tribunal da Santa Inquisição, a fundação da Companhia de Jesus e a defesa dos dogmas católicos e da infalibilidade do Papa.