Qual o instrumento musical mais antigo criado pelo homem?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Flauta

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels. A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

Um grupo de pesquisadores encontrou flautas feitas de osso de passarinhos e dentes de marfim de mamutes em uma caverna no sul da Alemanha e afirmou que os achados constituem os instrumentos musicais mais antigos do mundo.

De acordo com os pesquisadores, ela foi criada pelos neandertais e foi feita com o osso da coxa esquerda de um jovem urso. O instrumento possui quatro orifícios perfurados que são usados para soprar os sons.

Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.

O mais antigo instrumento para marcar as horas foi o "Relógio de Sol", que foi inventado pelos babilônios e egípcios e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando uma sombra do Sol para indicar a hora.

Há aproximadamente 42 mil anos, os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de fogueiras, tocavam as flautas feitas de ossos e cantavam. Isso é indicado pela datação por radiocarbono de uma antiga flauta encontrada na caverna de Geissenklösterle, no vale de montanhas de Jura, ao sudeste da Alemanha.

Instrumentos mais difíceis para se aprender a tocar

  1. Violino. Uma série de fatores faz o violino ser um dos instrumentos mais complexos, exigindo muita dedicação e foco. ...
  2. Harpa. Esse instrumento tem um grande número de cordas, o que por si só já dificulta o aprendizado. ...
  3. Oboé ...
  4. Piano. ...
  5. Acordeão. ...
  6. Bateria.

A flauta de madeira da Toca da Extrema, embora com cerca de 1.400 anos, é um objeto recente, dentre os achados da Serra da Capivara, porém demonstra a antiguidade da prática musical entre os indígenas brasileiros, ao lado de apitos, pinturas de flautas e de maracás que chegam a 15 mil anos.

Qual foi a primeira música a ser gravada no mundo? Au Clair de la Lune (1860) Esta gravação foi descoberta há apenas alguns anos e acredita-se que seja a gravação mais antiga de voz humana. "Au Clair de la Lune" é, na verdade, uma música folk francesa do século XVIII.

O primeiro instrumento musical do mundo ainda é objeto de discussão entre historiadores, músicos e arqueólogos. Talvez seja uma flauta ou algum tipo de tambor - a discussão é polêmica. Quanto ao último instrumento musical criado, não existem dúvidas: é o futurista violino de 2 cordas piezoelétrico, do estúdio Monad.

O homem faz música há pelo menos 35 mil anos
Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.

Existem flautas conhecidas datadas de há 40 000 a 35 000 anos, que foram encontradas na região dos Alpes Suábios (Alemanha).

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

Bartolomeo Cristofori

Este piano, o mais antigo que existe, é um dos três instrumentos procedentes da oficina de Bartolomeo Cristofori, que inventou o piano em 1700 na corte florentina de Médici.

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.

Gasparo de Salò

Os primeiros violinos foram feitos na Itália entre os meados do fim do século XVI e o início do século XVII, evoluindo de antecessores como a rebec, a vielle e a lyra da braccio. A sua criação é atribuída ao italiano Gasparo de Salò.