Qual o inseto mais colorido do mundo?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Agapornis. Um dos animais mais coloridos do mundo é o agapornis. Eles são populares como bichos de estimação, e além da coloração agradável, também são muito sociais. Eles vivem mais de 20 anos, e há sete diferentes espécies pelo planeta, que variam em coloração.

Desde padrões chamativos a cores exuberantes, veja como estes animais se diferenciam do resto. Animais coloridos são mais que apenas ameaças visuais – o quanto eles chamam a atenção costuma ser resultado de adaptações evolutivas que fazem a espécie prosperar. As aves usam a cor para aumentar as chances de acasalamento.

É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.

Mas será que existe mesmo alguma espécie de cobra cor de rosa? De acordo com o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan em São Paulo, Giuseppe Puorto, impossível não é, mas também não é natural.

Polvos

Eles têm três corações e nove cérebros. São capazes de alterar o próprio código genético – e imitar coisas que sequer viram. Conheça melhor o animal mais “alienígena” da Terra. Polvos não enxergam cor.

Veja algumas das principais: Labrador: tido por muitos como o cachorro mais manso do mundo, o labrador tem uma fonte inesgotável de amor, carinho e energia para brincar.

"Em invertebrados, além das abelhas, alguns crustáceos têm visão das cores. Entre vertebrados, pelo menos alguns peixes ósseos, tartarugas, lagartos e aves podem discriminar cores.

Visão colorida
O rei das cores é o Squilla mantis, um tipo de camarão capaz de enxergar uma gama de cores muito maior que a observada pelo olho humano. Esse crustáceo leva vantagem sobre nós por ter uma retina com mais tipos de cones, os pigmentos que permitem enxergar colorido.

Mas porque é que a cor azul é tão rara? A resposta está ligada com a química e a física de como as cores são produzidas — e de como as vemos. Os seres humanos apenas detectam a cor azul porque cada um dos nossos olhos contém entre 6 a 7 milhões de células sensíveis à luz chamadas cones.

Nascida logo após a morte de Napoleão, a tartaruga Jonathan é agora oficialmente o animal terrestre vivo mais antigo do planeta. Habitante da Ilha de Santa Helena, onde o imperador francês morreu no exílio em 1821, Jonathan foi presenteado com um bolo de seus alimentos favoritos neste domingo.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

O peixe-bruxa possui quatro corações, sendo mais um dos aspectos de sua pura excentricidade. Ele é um peixe viscoso em forma de enguia, sendo o único animal existente conhecido que possui um crânio, mas não coluna vertebral.

Sim, o maior coração do mundo pertence à baleia-azul (Balaenoptera musculus)!

De acordo com os pesquisadores, o veneno da jararaca tem uma toxina conhecida como jararagina, que provoca hemorragias nas pessoas mordidas pelo animal. Os novos estudos permitiram estabelecer que a toxina se fixa próxima aos vasos sanguíneos e compromete seu funcionamento, induzindo ao sangramento local.

Víbora azul
Isso porque trata-se de uma cobra lindíssima, que esbanja tons vibrantes de azul. De nome científico Trimeresurus insularis, essa é uma víbora peçonhenta encontrada na Ásia, principalmente em ilhas da Indonésia, como no leste de Java.

Podem ser ovíparas ou vivíparas, desprovidas de glândulas mamárias, sendo assim, não amamentam seus filhotes.

Sabemos que os insetos experimentam algo chamado nocicepção, o significa que eles são capazes de detectar e responder a estímulos externos que poderiam ser prejudiciais ao corpo, assim como a mão de uma pessoa responde quando toca em um fogão quente.

De acordo com o Gavon Laessig, a carne do cérebro é esponjosa e o sabor é bem parecido com o de gordura e pele de frango.

As 300 espécies de polvo, com diferentes tamanhos, têm três corações. Tal estranha estrutura cardíaca é necessária para manter o sangue circulando por seus oito braços.

O Sniffles tem uma característica peculiar: não tem nariz. Para além disso, tem os dentes tortos e às vezes bufa devido ao facto de não ter nariz.

Cientistas já catalogaram cerca de 400 mil espécies desses insetos – ou seja, eles representam de 20% a 33% de todas as formas de vida já reconhecidas no mundo. "Os besouros são o grupo dominante nos ecossistemas terrestres", afirma Max Barclay, diretor da coleção de besouros do Museu de História Natural de Londres.

Continuar lendo O que é beijo colorido?