Qual o imposto mais temido?

Perguntado por: hescobar3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Resposta: o imposto mais temido pelos inconfidentes , tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.

Os mineiros ficaram descontentes com Portugal em função a cobrança do quinto, uma tributação da quinta parte do valor sobre o ouro; ou seja, de 20%, bem como da exploração de recursos e de riquezas que a metrópole fazia sobre a colônia.

Em 18 de abril de 1792 foi lida a sentença no Rio de Janeiro. Doze dos inconfidentes foram condenados à morte. Mas, em audiência no dia seguinte, foi lido decreto de Maria I de Portugal pelo qual todos, à exceção de Tiradentes, tiveram a pena comutada.

Pois fique sabendo que essas 100 arrobas equivaliam a cerca de 1.500 quilos! Ouro pra chuchu!

O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.

Trata-se do português Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes (1756-1818), conhecido nos livros como Silvério dos Reis e sinônimo de traição ao movimento ocorrido em 1788-1789, a Inconfidência ou Conjuração Mineira, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746 a 1792).

O primeiro achado de ouro foi denominado de “ouro de aluvião”, que significa ter sido encontrado nos vales dos rios. O ouro de aluvião foi encontrado no vale do rio Doce e do rio das Mortes. Essa descoberta provocou uma grande migração para a região de Minas Gerais.

O imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro encontrado em suas colônias correspondia a 20%, ou seja, 1/5 (um quinto) do metal extraído que era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Este absurdo e altíssimo imposto, foi intitulado "O Quinto".

A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.

De 1500 até 1822, os portugueses colonizaram o Brasil, explorando suas riquezas para atender às demandas do mercado europeu.

Os portugueses também tinham interesse em expandir-se comercial e religiosamente, e o desejo de exploração e obtenção de riquezas, além do desenvolvimento das técnicas de navegação, incentivou muitos a lançarem-se nessa arriscada atividade.

O movimento, chamado de Inconfidência Mineira, eclodiu quando um membro do grupo, Joaquim Silvério, traiu a organização.

Joaquim José foi pego no Rio de Janeiro e enforcado e esquartejado no dia 21 de Abril de 1792. Sua cabeça foi exposta na principal praça da cidade de Ouro Preto, uma típica retaliação absolutista.

Joaquim Silvério dos Reis

Joaquim Silvério dos Reis foi o principal delator da Inconfidência Mineira, movimento articulado em 1788 e 1789 que foi uma das primeiras tentativas de independência do Brasil do domínio português.

Uma arroba equivale a 14,688 quilogramas, arredondados para 15 kg, medida utilizada aqui no Brasil.

R$ 286,80

O valor da arroba do boi está cotado hoje em R$ 286,80.

Segundo esse acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil. Além disso, dom João VI, rei de Portugal, ainda preservaria o título de imperador do Brasil.