Qual o impacto que a pandemia causou na sua vida?

Perguntado por: ualbuquerque9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Os efeitos da COVID-19 no aumento das desigualdades existentes foram já documentados, por exemplo, com aqueles em empregos não especializados , menor acesso à tecnologia e quem tradicionalmente suportam o maior peso do trabalho doméstico, experimentando as maiores perdas.

A principal percepção dos participantes em todos os grupos realizados é que 2020 e 2021 foram anos perdidos para a educação, resultando em consequências graves no longo prazo. Além dos prejuízos no ensino formal, efeitos negativos também foram percebidos em questões emocionais e relacionais dos filhos(as).

Um relatório parcial dos resultados mostra que 65% apresentaram sintomas de transtorno de estresse, 61,6% de ansiedade e 61,5% de depressão. Sintomas de ansiedade classificados como extremamente severos foram relatados por 33,8% dos participantes.

A pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus, vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Aumento das desigualdades
No contexto pandêmico, os jovens das classes baixas viram o abismo social que os separa dos estratos mais favorecidos aumentar exponencialmente. Segundo o IBGE, nada menos que 4,3 milhões de estudantes entraram na pandemia sem acesso à internet. Destes, 4,1 milhões eram alunos da rede pública.

Washington D.C., 8 de março de 2022 (OPAS) – A pandemia de COVID-19 teve um impacto desproporcional sobre as mulheres nas Américas, ameaçando seu desenvolvimento e bem-estar e contribuindo para o aumento da desigualdade de gênero na saúde, revela um novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

“Em um segundo momento, foi visualizado os principais índices das bolsas do mundo e seus comportamentos, observando essencialmente quando a força da COVID-19 aumentou (e suas incertezas), explicando a queda das principais bolsas financeiras e chegando ao seu apogeu no momento de maior lockdown na Europa”.

Conclusão: essa pandemia possivelmente é a mais grave da história recente da humanidade e seu curso pode ser influenciado pelo rigor na adoção de medidas comportamentais individuais e coletivas.

Há ainda a possibilidade de desenvolvimento da obesidade em pessoas não infectadas, uma vez que muitas relatam aumento da ansiedade e depressão, dificuldade em manter ou perder peso, diminuição de exercícios físicos, mudanças nos hábitos de compra e consumo de alimentos, e maior estresse ao comer (STEFAN, N., et al.).

As dificuldades de acesso tanto à internet quanto a equipamentos adequados para a condução dos estudos é um dos obstáculos mais vivenciados pelos estudantes, sobretudo por jovens negros, moradores de áreas rurais e periferias.

Lapsos de memória, depressão e ansiedade podem estar relacionados às sequelas cerebrais da covid-19, além dos impactos sociais do isolamento e das perdas. No primeiro ano da pandemia de covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou cerca 25%, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde.

As pessoas que forem internadas vão passar por uma experiência traumática principalmente aqueles que exigem intubação e tratamento intensivo. Elas têm uma experiência próxima da morte, sendo as sequelas mais importantes a depressão e risco de suicídio e o desenvolvimento posterior do estresse pós-traumático.

Com o distanciamento social, as adversidades aumentaram: a falta de recursos para ministrar aulas remotas; a sobrecarga de trabalho – pela necessidade de auxiliar alunos nas redes sociais após o fim do expediente; o uso excessivo de telas e, em alguns casos, a dificuldade para utilizar as plataformas digitais.

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos.

Impacto social é a repercussão das ações de uma empresa sobre os públicos de interesse nela. Isso envolve não apenas clientes, colaboradores e fornecedores, como também a comunidade de entorno e demais stakeholders. O conceito está diretamente relacionado com o de cadeia de valor.

O que é impacto social
Podemos definir impacto social como os efeitos a longo prazo de uma mudança positiva e significativa sobre um desafio social. No ambiente empresarial, o impacto social é a forma como as ações da organização afetam positivamente seus stakeholders.

Quais os principais impactos ambientais no Brasil?

  • Contaminação hídrica. A contaminação hídrica ocorre pela presença de qualquer agente que provoque alterações nas propriedades físico-químicas de uma determinada localidade de água. ...
  • Contaminação do solo. ...
  • Contaminação do ar.