Qual o impacto das redes sociais na sociedade?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo. Além destes, temos também o cyberbullying que impacta negativamente a vida de muitos jovens através de práticas de agressão virtuais.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Passados alguns anos, a ciência é categórica: as redes sociais estão deixando nossos jovens doentes. Diante de evidências do aumento de casos de depressão e suicídio, especialistas foram investigar e identificaram que a causa do comportamento dos jovens é o uso excessivo de internet.

Por um lado, o uso das redes pode conectar pessoas das mais variadas origens e personalidades. É mais fácil encontrar indivíduos com interesses idênticos ao seu na internet e construir uma amizade. No entanto, o excesso de interações virtuais pode aumentar a sensação de solidão, levando-o ao isolamento social.

- Problemas visuais; - Limitação da interação física e com o meio ambiente; - Desconstrução do vínculo afetivo com a família; - Comprometimento da saúde física e psicológica.

Além disso, as redes sociais também podem ser prejudiciais à saúde mental e ao bem-estar emocional, criando uma necessidade de comparar a vida com a dos outros e de buscar a aprovação constante dos outros. Além disso, você faz um jejum de dopamina (saiba como fazer clicando aqui).

Entre os principais problemas relatados no estudo pelos usuários estão ansiedade, depressão, solidão, baixa qualidade de sono, autoestima e dificuldade de relacionamento fora das redes.

4 efeitos negativos que podem ser causados pela tecnologia

  • Frustração. Estamos cada vez mais acostumados a usar aparelhos tecnológicos diariamente. ...
  • Impaciência. ...
  • Dificuldade para escrever corretamente. ...
  • Falta de interação física.

Há uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes.

Nas redes sociais, nos divertimos, nos entretemos, trabalhamos, consumimos e produzimos informação e nos relacionamos, seja com quem está perto fisicamente, seja com quem está muito distante. As redes chegaram para revolucionar a forma de relacionamento existente, isso é fato.

Uma redação sobre redes sociais bem pontuada é aquela que traz os dois lados da moeda e faz o leitor refletir sobre o tema. O candidato precisa criar uma linha coerente de argumentação, prestar atenção à estrutura do texto, sem fugir do tema, e utilizar informações confiáveis.

Segundo os psicólogos, é possível encontrar uma ampla rede de apoio nas redes sociais e até mesmo fazer alguns amigos. Além disso, por meio das redes sociais é possível conversar com pessoas que sofrem com problemas semelhantes aos seus, o que fará com que você se sinta acolhido e compreendido.

O desenvolvimento da tecnologia emerge os seres humanos num universo cada vez mais desconhecido e que continua a crescer. O livre acesso aos meios tecnológicos determina a proximidade entre as diferentes áreas do conhecimento, o que acaba por juntar novas realidades e construir novas relações interdisciplinares.

Um dos benefícios das mídias sociais é sua capacidade de amplificar as maneiras que os jovens têm para compartilhar, demonstrar atenção e comparar. Elas permitem que jovens se concentrem nas coisas que sempre foram importantes nessa fase: segredos, imagem, aparência e inseguranças.

“Alguns dos impactos negativos mais comuns incluíram danos psicológicos como ciúme, solidão, ansiedade e redução da autoestima, bem como exposição a softwares maliciosos e riscos de phishing”, disse a autora da pesquisa, Layla Boroon, em reportagem do jornal Daily Mail.

Uso excessivo de tecnologia pode afetar capacidade das crianças de escrever, avaliam professores. Cada vez mais alunos apresentam dificuldades para escrever à mão. A constatação parece ser unânime entre professores e pais, seja na França ou no Brasil.

O uso de dispositivos eletrônicos, ou da própria internet de forma geral, não traz problemas, mas há um limite que deve ser respeitado. Quando os jovens estão conectados, costumam perder a noção de tempo e deixam de realizar importantes tarefas, fazendo com que suas vidas passem de forma diferente da qual gostariam.

Existem alguns cuidados necessários nas redes sociais que não podemos abrir mão, tais como evitar passar informações pessoais para terceiros, manter nosso número de telefone em segredo, e até recusar alguns pedidos de amizade.

A falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento social, intelectual e emocional. Além disso, pode gerar irritabilidade, irregularidades no sono, obesidade (devido ao sedentarismo), dentre outros malefícios.

As redes sociais, por exemplo, são ambientes que podem colaborar com inseguranças, desencadear transtornos de imagem e distúrbios alimentares”, enfatiza a médica. Além disso, nesse mesmo ambiente o jovem pode ter contato com o cyberbullying, sendo alvo de ofensas que podem contribuir ainda mais para a baixa autoestima.

As redes sociais possibilitam muitas atividades positivas e facilitam a vida de pessoas e instituições, elas criaram espaços para novos tipos de negócios, novos empregos, novas formas de comunicação. Uma das grandes vantagens é a comunicação instantânea que as redes sociais oferecem.