Qual o impacto das redes sociais na comunicação humana?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

As redes sociais permitem uma maior interatividade entre povos distintos, encurtam a distância entre pessoas, facilitando o intercâmbio cultural. É notório o baixo custo que as redes sociais oferecem para usuários que se propõem a utilizar as mesmas para se comunicar com diversas pessoas.

Conectividade e engajamento. Essencialmente, comunicação sempre foi um modo de se conectar com as pessoas, atraindo sua atenção e despertando seu interesse. Esse princípio não mudou. Porém, a transformação digital potencializa a capacidade de gerar conectividade e engajamento a níveis nunca antes praticados.

As redes sociais impregnam um novo processo de socialização, e neste novo processo encontramos um paradigma com valências positivas e negativas. Por um lado, permitem uma voz mais ativa do indivíduo comum na sociedade civil, facilitam as relações à distância mas curiosamente distanciam as relações.

Os processos de interação nas redes sociais são responsáveis por aproximar o público e melhorar métricas importantes como o engajamento, deixando os níveis de retenção lá em cima. Algumas formas de colocar a ação em prática são quizzes, enquetes e CTAs atrativas.

Isso pode levar a problemas como bullying, assédio, cyberbullying, violência e outros problemas relacionados ao uso das mídias sociais. Além disso, o uso excessivo das mídias sociais também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso pode levar a sentimentos de inadequação e insegurança.

Os resultados obtidos a partir deste estudo demonstram como as mídias sociais e o uso irrestrito da internet acarretam em problemas cognitivos, como déficit de atenção, ansiedade, depressão, narcisismo, prejuízos sociais e no desempenho escolar. PALAVRA-CHAVE: Adolescentes. Tecnologia. Impactos Psicológicos.

A mídia assumiu o papel de mediadora do conhecimento, já que está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, desempenhando uma grande influência na sociedade, transmitindo comportamentos, moda e atitudes.

Desde o início da humanidade, a comunicação é o elo essencial para o estabelecimento de vínculos sociais e para a evolução. A comunicação possibilitou o desenvolvimento humano de diferentes formas, seja mediante gestos, desenhos, códigos, escritas ou pela fala.

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Os principais resultados evidenciaram que as ferramentas de TIC introduzidas possibilitaram a consulta, pesquisa e produção de informações, viabilização de comunicação e intercâmbio dessas informações entre os participantes (gestão escolar, professores e alunos), além de permitir o desenvolvimento das disciplinas e ...

Mais interação e trocas de conteúdo com os amigos, maior participação em blogs e fóruns de discussão, recebimento e transmissão de notícias na hora em que está acontecendo, busca sobre diversos assuntos em sites específicos são algumas das vantagens de se estar em um mundo conectado.

A internet facilitou muito a comunicação a longa distância, um dos pontos que mais a tornaram importante nos tempos atuais. Por meio dela, por exemplo, podemos conversar facilmente com pessoas de todo o mundo, em tempo real.

As pessoas estão comparando suas aparências às das pessoas nas imagens do Instagram, ou em qualquer plataforma em que elas estejam, e muitas vezes acabam se julgando inferiores”, diz Jasmine Fardouly, pesquisadora de pós-doutorado da Universidade Macquarie em Sydney, Austrália.

O propósito principal das redes sociais é o de conectar pessoas. Você preenche seu perfil e interage com as pessoas com base nos interesses que possui. Pode-se dizer que redes sociais são uma categoria das mídias sociais.

Um dos benefícios das mídias sociais é sua capacidade de amplificar as maneiras que os jovens têm para compartilhar, demonstrar atenção e comparar. Elas permitem que jovens se concentrem nas coisas que sempre foram importantes nessa fase: segredos, imagem, aparência e inseguranças.