Qual o impacto das novas das gerações no mercado de trabalho?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Membros da geração Y também apresentaram níveis um pouco mais altos de motivação por oportunidades de interação com outras pessoas no trabalho e por progressão na carreira do que os Boomers, e mais baixos de motivação por poder do que os dois grupos geracionais anteriores.

Atualmente, encontramos no mercado, trabalhando lado a lado, quatro gerações com perfis totalmente diferentes — Baby Boomers, X, Y (ou millennials) e Z. Cada uma delas cresceu e vivenciou suas experiências em um mundo distinto.

Como aumentar o engajamento das novas gerações em uma empresa?

  1. Aumente as conexões. Muitos talentos mais jovens consideram que o relacionamento com os colegas de trabalho traz impacto altamente positivo no seu engajamento. ...
  2. Treine a liderança. ...
  3. Promova boas experiências. ...
  4. Utilize a tecnologia. ...
  5. Ouça os funcionários.

Muito se tem discutido da diversidade geracionais atualmente. No mundo corporativo, um fenômeno tem começado a ficar frequente: o surgimento da geração Z no mercado de trabalho. O mercado está cada vez mais exigente e em busca de pessoas conectadas com a tecnologia, que não para de evoluir.

Sempre que a tecnologia possibilita maiores vendas, a criação de novas empresas ou, ainda, que companhias otimizem processos e tenham economia por conta disso, o outro lado da moeda é maior espaço para novos projetos, novos investimentos e isso respinga positivamente na criação de vagas.

Geração Y no mercado de trabalho
O lado profissional da geração Y está alinhado as suas características pessoais: como são pessoas mais dinâmicas, buscam por empresas menos tradicionais e mais flexíveis, que atendam ao seu dinamismo. Por outro lado, estão interessados em crescer dentro dessas organizações.

Outro ponto relevante é que as novas gerações têm menos tolerância com as insatisfações resultantes das rotinas de trabalho, com a empresa ou até mesmo com os colegas, e isso atrelado ao seu imediatismo e vontade de viver novas experiências e desafios faz com que tomem mais facilmente a decisão de procurar por novos ...

A importância da diversidade geracional na contratação
Investir em inclusão, tanto geracional quanto de outros grupos, faz com que um negócio tenha muito mais potencial para inovar, produzir e se destacar em seu nicho de atuação. Profissionais que pertencem à geração X têm uma experiência consolidada com o trabalho.

Uma geração que acredita que as empresas necessitam de equipes diversas, que diversidade gera mais criatividade e capacidade de inovação – ressaltando que diversidade no mercado de trabalho é também tratar de inclusão social.

A Geração Z também enfrenta o desafio da conciliação entre trabalho e vida pessoal. Eles valorizam a flexibilidade e buscam equilibrar suas responsabilidades profissionais com atividades de lazer, desenvolvimento pessoal e tempo com a família e amigos.

Geralmente os conflitos no ambiente de trabalho acontecem quando algum funcionário não se sente satisfeito com alguns (ou diversos) pontos da empresa. Sendo assim, o ideal em um ambiente de trabalho é que haja alinhamento entre as expectativas da corporação e dos colaboradores.

Quais os benefícios de contar com diferentes gerações no trabalho? Incluir uma diversidade etária em uma equipe agrega valor à organização. Os funcionários mais jovens estão acostumados a descobrir mais rapidamente novas tecnologias e a se adaptar às mudanças que ela gera.

Sobretudo, a principal forma de obter o melhor de cada geração no mercado de trabalho é conversar com seus colaboradores e falar sobre a ideia de aprender características de outras gerações. Assim, todos evoluem por igual graças aos companheiros de gerações distintas.

Aplicativos, novas formas de hierarquia, flexibilidade nos horários e diferentes ambientes de trabalho são alguns do itens que compõem o pacote de novidades do mercado de trabalho atual.

O jovem é importante no mercado de trabalho, pois com sua energia, facilidade para a compreensão e a vontade de aprender, conseguem auxiliar no desenvolvimento da empresa. Desse modo, acumulam experiências que serão aplicadas futuramente, após conclusão do ensino técnico ou superior.