Qual o impacto da tecnologia na vida dos jovens de hoje?

Perguntado por: efogaca8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Há uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes.

Atualmente, conectar-se e manter-se conectado virou tendência, e é o que mais fazem os jovens, através da internet, facilmente acessível por meio de computadores, tablets, ou smartphones, a necessidade de estar online o tempo todo passou de simples diversão para meio de sobrevivência.

Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

O impacto na sociedade
Ela traz inúmeras vantagens, como a facilidade na comunicação, melhoria na qualidade de vida e aumento da produtividade. No entanto, também pode ter um impacto negativo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça a privacidade dos indivíduos.

O efeito da tecnologia nos jovens
Estudos demonstram que adolescentes que se sentiam isolados e usavam a agilidade digital da internet para se conectar com outros amigos virtuais acabaram se sentindo mais solitários e desconectados do que antes, apesar da busca por conexão social e aceitação.

Os resultados indicam um uso excessivo dos equipamentos tecnológicos, o que pode ocasionar riscos à saúde física e emocional às crianças tornando-as crianças mais irritadiças, ansiosas, com baixa capacidade de elaborar perdas e frustrações, além de furtar delas o tempo para brincadeiras que envolvem o movimento, a ...

As tecnologias digitais atraem os jovens pela sensibilidade e imaginação, pois criam um universo de percepção e compreensão por meio da fruição dos sentidos, que é a fonte da felicidade.

A falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento social, intelectual e emocional. Além disso, pode gerar irritabilidade, irregularidades no sono, obesidade (devido ao sedentarismo), dentre outros malefícios.

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

- Problemas visuais; - Limitação da interação física e com o meio ambiente; - Desconstrução do vínculo afetivo com a família; - Comprometimento da saúde física e psicológica.

Permite aprender dentro do nosso ritmo, de modo autônomo; Ajuda a processar grandes quantidades de informações e a lidar com os conhecimentos; Facilita o desenvolvimento da nossa capacidade para raciocinar, sintetizar, analisar ou tomar decisões.

Nas mãos de adultos, o celular pode se tornar uma dependência. Mas, em crianças e adolescentes, o uso desenfreado também pode afetar o desenvolvimento do cérebro e a concentração. Isso porque smartphones e outras telas são uma fonte inesgotável de estímulos rápidos.

A atividade mais realizada pelos jovens na internet é ouvir música (87%); seguida por assistir vídeos, filmes ou séries (82%); pesquisa para trabalhos escolares (80%); envio de mensagens instantâneas (79%); pesquisa por iniciativa própria (65%); conversas por chamadas de vídeo (32%).

O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro.

A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) deixarão de ser apenas entretenimento e se tornarão ferramentas úteis em diversas áreas, como treinamento corporativo, educação, medicina e turismo. Com a adoção em massa dessas tecnologias, nossa forma de aprender, trabalhar e explorar o mundo será redefinida.

As tecnologias revolucionam a sociedade e transformam hábitos, padrões e ampliam a conexão entre as pessoas. Distâncias são reduzidas, pessoas se conhecem e interagem simultaneamente em diferentes locais do mundo. Vidas são exibidas e modelos são criados.

A tecnologia moderna aumenta a produtividade e a eficiência das atividades humanas, permitindo-nos executar tarefas em menos tempo. Além disso, devido à grande quantidade de informações à nossa disposição, é possível tomar decisões mais assertivas e reduzir as falhas humanas.

Passados alguns anos, a ciência é categórica: as redes sociais estão deixando nossos jovens doentes. Diante de evidências do aumento de casos de depressão e suicídio, especialistas foram investigar e identificaram que a causa do comportamento dos jovens é o uso excessivo de internet.