Qual o impacto da tecnologia na educação ou na vida escolar?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro.

O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.

O uso de tecnologia em sala de aula oferece uma melhora significativa da qualidade de ensino. Seja porque consegue captar a atenção dos alunos de forma diferenciada dos métodos tradicionais de ensino, seja porque desenvolve e estimula competências como o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos.

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Frustração
Estamos cada vez mais acostumados a usar aparelhos tecnológicos diariamente. Quando alguém nos pede para realizarmos alguma tarefa que nos obrigue a parar de conversar com algum amigo pelo Facebook, por exemplo, a irritação é instantânea fazendo com que a frustração seja algo que nos afeta com frequência.

Uso excessivo de tecnologia pode afetar capacidade das crianças de escrever, avaliam professores. Cada vez mais alunos apresentam dificuldades para escrever à mão. A constatação parece ser unânime entre professores e pais, seja na França ou no Brasil.

A tecnologia é uma grande aliada da educação. Além de permitir que os estudantes estejam em contato com novas ferramentas cada vez mais requisitadas na rotina pessoal e no mundo profissional, ela oferece recursos para um processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico.

Ela nos ajuda a comunicar, trabalhar, aprender e até mesmo relaxar. Com tanta tecnologia ao nosso redor, é fácil esquecer os benefícios que ela traz para a sociedade. Aqui estão alguns dos benefícios da tecnologia para a sociedade: Comunicação: A tecnologia tornou mais fácil do que nunca para as pessoas se comunicarem.

Prós da tecnologia

  • Permite o acesso rápido à informação. ...
  • Facilita a aprendizagem. ...
  • Rompe a barreira da distância. ...
  • Torna as tarefas mais simples. ...
  • Proporciona entretenimento. ...
  • Aumenta a produtividade e a eficiência. ...
  • Faz crescer a expectativa de vida. ...
  • Gera novos empregos.

Salas de aula virtuais, vídeos, realidade aumentada (AR), robôs e outras ferramentas de tecnologia podem não apenas tornar as aulas mais animadas, mas também criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos que fomentam a colaboração e a curiosidade, permitindo que os professores coletem dados sobre o desempenho dos ...

A tecnologia ajuda a trazer novas possibilidades para a sala de aula. Além de aproximar estudantes de outras fontes de informação, permite que professores explorem diferentes recursos para transmitir conhecimento. Quem também ganha com isso são as instituições, que passam a oferecer educação de maior qualidade.

- Problemas visuais; - Limitação da interação física e com o meio ambiente; - Desconstrução do vínculo afetivo com a família; - Comprometimento da saúde física e psicológica.

Além disso, a tecnologia na escola contribui para a otimização da comunicação entre educador e aluno, e entre os próprios alunos; incentivar o protagonismo dos alunos; promover autonomia de sair do tradicional aos professores; e atrair o interesse dos estudantes.

São computadores, celulares, tablets, internet, SmartTVs, entre outros que tornam nossas vidas muito mais fáceis. Por outro lado, sabemos que o uso constante destas ferramentas causam danos físicos e psíquicos, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estresse, varizes, problemas de visão e até mesmo exclusão social.

Com a ajuda de boas plataformas EAD, é possível acompanhar o desempenho dos alunos de forma individualizada. Isso também ajuda a eliminar um dos pontos negativos da tecnologia na educação: o distanciamento entre tutores e alunos.

Sobre os pontos negativos, é possível identificar, segundo a Tabela 2, alguns traços comuns nas respostas da grande maioria dos entrevistados, tais como: 1- estrutura física precária; 2- falta de organização da escola; 3- falta de professores; 4- direção.

O uso de dispositivos eletrônicos, ou da própria internet de forma geral, não traz problemas, mas há um limite que deve ser respeitado. Quando os jovens estão conectados, costumam perder a noção de tempo e deixam de realizar importantes tarefas, fazendo com que suas vidas passem de forma diferente da qual gostariam.

Defendia Freire que os computadores (e as tecnologias, de modo geral), em lugar de reduzir, poderiam expandir a capacidade crítica e criativa dos(as) estudantes. “Depende de quem usa a favor de quê e de quem e para quê” (FREIRE, 1995, p. 98).

O objetivo principal tanto da tecnologia quanto da inovação é articular recursos e ideias para melhorar substancialmente um processo ou produto. Além disso, buscar o aperfeiçoamento e valorização do capital humano e financeiro de uma companhia.

A utilização da tecnologia e de seus recursos ajuda alunos e professores a obterem pesquisas mais atualizadas sobre um tema, colabora para a aprendizagem de temas atuais que ainda não foram para os livros físicos, facilita o diálogo entre alunos e professores por meio de redes sociais, promove a agilidade na interação ...

Saúde, educação e segurança são diretamente beneficiadas pela tecnologia. Com sistemas mais eficientes de gestão da informação, é possível observar a ascensão das cidades inteligentes, ou smart cities, que integram plataformas e diferentes recursos para promover o bem-estar social.