Qual o impacto da sustentabilidade?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

A sustentabilidade ambiental relaciona-se à capacidade de suporte, resiliência e resistência dos ecossistemas. Pode ser ainda definida como um processo de avaliação entre a economia, a sociedade e a natureza.

O objetivo de uma política visando o desenvolvimento sustentável é de incentivar o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, promover o uso eficiente dos recursos naturais, reduzir a degradação do meio ambiente e assegurar os recursos naturais para o futuro.

A importância do desenvolvimento sustentável está ligada à conservação dos recursos naturais para as próximas gerações. Hoje em dia, é fato que existe um impacto negativo ao meio natural quando se fala em atividade produtiva. Nossa sociedade se baseia no alto consumo de insumos naturais.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Definem-se impactos ambientais quaisquer impactos que a humanidade exerce sobre o meio, sejam eles positivos ou negativos. Com o desenvolvimento produtivo, tem sido mais frequente problemas como a escassez e desastres ocasionados pela lógica do consumo.

Vale destacar que todas as ações do homem geram impactos de variados graus e tipos: o negativo, bastante conhecido, diz respeito à emissão de poluentes, despejo de resíduos nocivos e outras modificações prejudiciais ao meio ambiente. Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação.

Quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente?

  • Principais pilares da sustentabilidade. ...
  • Aumenta a qualidade de vida. ...
  • Melhora a economia. ...
  • Menos desastres ambientais. ...
  • Preservar os recursos naturais e o meio ambiente.

Impactos ambientais: Consequências

  • Alterações climáticas;
  • Extinção de espécies e habitats;
  • Aumento do nível do mar;
  • Desaparecimento de rios;
  • Poluição do ar;
  • Diminuição da qualidade de vida.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

preservação do meio ambiente para as gerações que estão por vir, evitando o esgotamento dos recursos naturais; diminuição da fome e da pobreza, que são causa e consequência de desequilíbrio ambiental, junto a altos padrões de consumo atuais.

O que é impacto ambiental? Trata-se de alterações no meio ambiente causadas pelas atividades humanas que podem ser negativas ou positivas, permanentes ou temporárias. Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico¹.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Inundações por transbordamento de cursos d'água ou por alagamento, soterramento de casas por desmoronamento de encostas, proliferação de vetores de transmissão de doenças, longos congestionamentos do tráfego de veículos, incremento nos índices de criminalidade são alguns sintomas da perda de sustentabilidade (4).

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Entre exemplos de ações que já vêm sendo tomadas pela população em busca da sustentabilidade ambiental, podemos citar o consumo de produtos naturais, reciclagem, uso de meios de transporte e geradores de energia menos poluentes, a reutilização de materiais, entre outras.