Qual o hormônio que faz engordar na menopausa?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

É possível citar como contribuintes para o ganho de peso na menopausa os níveis decrescentes de estrogênio, a perda de tecido muscular e fatores que envolvem estilo de vida, destacando a dieta inadequada e a falta de prática de exercícios.

O estrogênio, hormônio sexual feminino, determina que a gordura seja distribuída para quadris e coxas.

Quando o assunto é reposição hormonal, uma das maiores preocupações de muitas mulheres é o ganho de peso. Afinal, são os hormônios que controlam nosso metabolismo e todo o funcionamento do nosso corpo. Porém, ao contrário do que muita gente pensa sobre reposição hormonal, o ganho de peso é um mito!

Devido à diminuição da taxa metabólica e atividade física, a melhor recomendação é uma mudança nos comportamentos e hábitos, tais como fazer um esforço para se movimentar mais, e praticar alguma atividade física diária moderada (ciclismo, passadeira, treino de força com pesos…) e diminuição da ingestão calórica.

Mantém a massa muscular
Para mulheres na pós-menopausa, um estudo mostrou que aquelas que praticam treinamento de resistência regular são menos propensas a sofrer perdas de massa e força muscular em comparação com aquelas que fazem outras formas de exercício, como alongamento e treino de mobilidade.

Glucagon

Glucagon: responsável pela quebra das moléculas de carboidratos e consumo de gordura para gerar energia, ajudando diretamente no emagrecimento. O consumo de carnes, peixes, frutos do mar e nozes ajudam no controle desse hormônio.

Como citado anteriormente, o GH está na lista dentre os hormônios para emagrecer, porque ele ajuda na queima de gordura e atua na modulação metabólica.

Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
O glucagon ajuda a quebrar os carboidratos e gorduras armazenados e os usa como energia. Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon.

Oxandrolona é um esteroide anabolizante para secar, também considerado um medicamento. Também pode ser chamado pelo nome de Anavar.

São cinco os principais hormônios que atuam no metabolismo e o aumento de peso pode ser um indicativo de que estão com a produção alterada: insulina, testosterona, cortisol, grelina e leptina.

O estrogênio é o hormônio responsável pela melhora dos sintomas, mas pacientes que têm útero devem utilizar também a progesterona para prevenção do câncer de endométrio. Pacientes que realizaram histerectomia (retirada do útero) podem realizar a reposição hormonal somente com estrogênios.

Ou seja, para emagrecer de forma saudável, é necessário aliar a terapia hormonal a uma alimentação equilibrada e à prática regular de atividades físicas. Assim, e somente desse modo, podemos afirmar que a reposição hormonal emagrece.

Durante a menopausa, a mulher deixa de ovular, e com a queda brutal nos níveis de progesterona o estrogênio passa a se tornar atuante demais, permitindo inclusive maior entrada de água e sódio nas células. Daí vem a retenção hídrica, o ganho de peso e todos os sintomas indesejáveis subsequentes.

Alterações hormonais: algumas alterações hormonais podem favorecer o ganho de peso, como hipotireoidismo, síndrome de Cushing, aumento da produção de cortisol, síndrome do ovário policístico e menopausa.