Qual o hormônio que estimula a formação dos eritrócitos?

Perguntado por: hmendes4 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O principal estímulo para a produção de eritrócitos nos estados de baixa oxigenação é o hormônio circulante EPO.

O processo de produção de hemácias, denominado eritropoiese, ocorre na medula óssea vermelha e é regulado pela eritropoietina, um hormônio produzido nos rins em indivíduos adultos. A hipóxia (baixa concentração de oxigênio) é uma grande estimuladora da produção desse hormônio.

Eritropoiese é o processo de produção e de maturação dos glóbulos vermelhos (eritrócitos/hemácias) que ocorre na medula óssea através das células tronco hematopoiéticas.

A eritrocitose secundária é um aumento das hemácias causado por uma doença, condição subjacente ou pelo uso de certas substâncias ou medicamentos. Alguns exemplos são fumar, falta de oxigênio por doenças pulmonares, mudanças bruscas para grandes altitudes, tumores e uso de medicamentos como esteroides e diuréticos .

A eritropoetina é o principal regulador da eritropoese, que é o processo de formação das hemácias ou células vermelhas do sangue. Ela age estimulando a mitose e a diferenciação celular das células progenitoras das hemácias, conhecidas como eritróides.

A produção deste fator de crescimento, eritropoietina (EPO), é estimulada pela tensão de oxigênio nos tecidos renais, estados de hipóxia, irão induzir os fatores que estimulam a produção de eritropoietina, aumentando sua quantidade.

Outra maneira de estimular a produção desse hormônio é através do treinamento em altitude, onde os tecidos tendem a entrar em hipóxia (baixa concentração de oxigênio) e desta maneira a eritropoetina é fabricada e levada para o sangue até a medula óssea, proporcionando um aumento do hematócrito.

Alguns fatores já conhecidos interferem nas varias fases da eritropoese. Entre os mais importantes estão: a eritropoietina, a vitamina B12, os folatos e o ferro. A eritropoietina (EPO) é um hormônio glicoprotéico que regula a proliferação e a diferenciação das células progenitoras hematopoiéticas na medula óssea.

Eritropoiese é o processo no qual são formados os eritrócitos. Em condições normais de saúde, a eritropoiese ocorre no interior da medula óssea, através da diferenciação e multiplicação das células tronco. Essa produção é controlada por um hormônio chamado eritropoetina.

Eritroblasto Basófilo
Citoplasma menos basófilo pelo início da hemoglobinização.

Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.

Dentre as situações que podem levar ao aparecimento de eritroblastos no sangue periférico estão os quadros hemoliticos e os casos de problemas neoplasicos de medula óssea, como as leucemias. Como os eritroblastos são células nucleadas, eles são contados como leucócitos pela grande maioria dos contadores automatizados.

Como o ferro é altamente demandado pela medula óssea, em virtude de sua participação na eritropoiese (formação dos glóbulos vermelhos que constituem o sangue), é exatamente nessa região onde a falta desse íon será mais sentida.

- Ovos, espinafre, agrião, leguminosas como a lentilha, brócolis, nozes, sementes de abóbora, soja e outros da família; - Frutas vermelhas como amoras, morango, mirtilo, melancia, tâmaras e romã.

Esse hormônio é produzido no indivíduo adulto principalmente pelas células peritubulares fibroblásticas do interstício do córtex renal e também, em menor quan- tidade, por células hepáticas.

As hemácias, também denominadas eritrócitos ou glóbulos vermelhos, são as células mais numerosas do sangue, cuja forma é de disco bicôncavo com espessura maior da margem (2,6 µm) e espessura menor no centro (0,8 µm).

Princípio Ativo: alfaepoetina, eritropoetina alfaepoetina, eritropoetina alfaepoetina, eritropoetina Nomes Comerciais1: Eritromax Eritropoetina Humana Recombina®, Alfaepoetina Eritromax Eritropoetina Humana Recombina®, Alfaepoetina Eritromax Eritropoetina Humana Recombina®, Alfaepoetina Humana Recombinante®, Eprex®, ...

As hemácias são produzidas na medula óssea e sua produção (eritropoiese) é estimulada pelo hormônio glicoproteico chamado de eritropoetina. Esse hormônio é produzido após o nascimento principalmente pelos rins, já na fase fetal é produzido no fígado.

Fisiologia. A eritropoietina é, quimicamente, uma glicoproteína e é o principal factor regulador da produção de glóbulos vermelhos (eritrócitos), um processo chamado eritropoiese. A eritropoietina é produzida principalmente no rim e, em menor quantidade, no fígado, e circula livremente no sangue.

Alfaepoetina é uma eritropoietina humana recombinante, que é quase idêntica ao hormônio eritropoietina endógeno (EPO). A alfaepoetina induz a eritropoiese de uma maneira dependente da dose, mas não afeta a expectativa de vida dos eritrócitos.

A Eritropoetina é um medicamento indicado em casos de anemia por insuficiência renal, leucemia, anemia de paciente portador do vírus HIV ou anemia com outro motivo diferente. É um remédio liberado a crianças, idosos e a grupos de risco, já que não possui nenhuma contraindicação.