Qual o hormônio que causa espinhas?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

A produção de sebo é controlada por hormônios chamados andrógenos, como testosterona (sim, as meninas também têm!) e seus comparativos. Quando esses hormônios estão em maior proporção em comparação a outros hormônios do corpo, como estrogênio e progesterona, a pele acaba produzindo mais sebo.

Em geral, o tratamento hormonal é indicado para acne moderada a severa, e pode ser feito por meio de alguns contraceptivos hormonais orais, mais conhecidos por pílulas anticoncepcionais. Isso mesmo, a pílula pode e é muitas vezes indicada pelo ginecologista ou dermatologista para tratar a pele acneica.

Esse tipo de acne é mais comum de aparecer na parte inferior do rosto, na parte do pescoço”, completa.

Quando existem mais androgênios fazendo ligação com os receptores das glândulas sebáceas, mais sebo é produzido. Isso pode acarretar um aumento perceptível na oleosidade da pele e pode levar à acne. A produção de sebo pode variar ao longo do ciclo menstrual.

Primeira coisa é ter hábitos saudáveis, isso é fundamental. A segunda coisa é tomar cuidado com os suplementos que você toma. Os proteicos e os de vitaminas do complexo B como a B12 são capazes de estimular a acne. Controlar o estresse.

O medicamento que neutraliza o efeito de andrógenos na pele é conhecido como tratamento antiandrógeno. Um tratamento hormonal que realmente funciona no controle da acne é nada mais, nada menos que “a pílula”. As pílulas anticoncepcionais contêm estrogênio e progesterona e bloqueiam o efeito de andrógenos no corpo.

Eritromicina ou clindamicina
A eritromicina e a clindamicina são dois antibióticos com ação contra a bactéria Propionibacterium acnes.

“Normalmente, os anticoncepcionais com etinilestradiol e progestagênio melhoram a acne, pois o etinilestradiol (componente estrogênico) diminui a testosterona livre, independente da ação do progestagênio”, explica Thalita Domenich, médica e consultora do Tarja Rosa.

Hormônios e a pele – Estrogênio
Constrói colágeno, reduz o tamanho do poro e mantém níveis de umidade, para que a pele seja macia e nutrida. Aos 40, estrogênio diminui nas mulheres, e deixa a pele mais fina e menos elástica.

Pratique exercícios físicos. A prática de exercícios físicos é um pilar fundamental para a qualidade de vida. Além de equilibrar os níveis de insulina, exercitar-se regularmente pode melhorar o hormônio do crescimento e os hormônios de manutenção dos músculos.

opte por cosméticos e protetores solares que não tenham óleo; esfolie a pele duas vezes por semana para retirar as células mortas; alimente-se bem e dê preferência a alimentos para diminuir espinhas que são os anti-inflamatórios. caso apareça uma espinha ou um cravo, nunca esprema.

Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida. Já a acne por estresse, normalmente aparece nas áreas mais oleosas do rosto, na zona T, principalmente na testa e no nariz.

Para ajudar a manter seus hormônios em equilíbrio, as especialistas indicam incluir esses 5 hábitos simples na sua vida:

  1. Cuidar da sua saúde intestinal. ...
  2. Começar o dia consumindo uma gordura boa. ...
  3. Fazer suplementação de Ômega-3. ...
  4. Incluir alimentos que melhoram a ação estrogênica. ...
  5. Cuidar da qualidade do sono.

Espinhas podem ter diversas causas, e as principais e mais comuns a gente já conhece: distúrbios hormonais, poros entupidos por excesso de sebo, genética, fatores ambientais, e sim, até sua saúde mental pode interferir na sua pele, causando espinhas.

Esses motivos geralmente são excesso de produção de oleosidade pela pele, acúmulo de bactérias e desregulação hormonal. Assim, as espinhas podem acontecer em diversas partes do corpo, porém, por ser um local mais oleoso e exposto, o rosto geralmente é o local onde mais elas mais nascem.

Para diagnosticar o excesso de estrogênio, é realizado um exame de dosagem no sangue. Os sintomas desse excesso na mulher são: ganho de peso; inchaço e dor nas mamas (podendo ocasionar cistos);

Pela influência dos hormônios, pode haver piora da acne nos dias anteriores à menstruação. Nesse período, a produção de hormônios aumenta, fazendo com que as glândulas sebáceas também aumentem e, consequentemente, a pele fique mais oleosa.