Qual o hormônio que afina a voz?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

A voz se desenvolve sob a influência das variações de estrógeno, progesterona e testosterona.

O que faz a voz ser grave ou fina é a anatomia das pregas vocais. Se elas são maiores e mais espessas caracterizam uma voz mais grave (mais comum em homens) e curtas e menos espessas caracterizam uma voz mais aguda (mais comum em mulheres). Além da anatomia também à fatores externos que influenciam na voz.

Vozes mais grossas sugerem níveis mais altos de testosterona - o hormônio masculino - o que poderia levar as mulheres a ver esses homens como melhores caçadores e, conseqüentemente, melhores provedores, disse Apicella à BBC.

Bocejar: essa ação fisiológica é um ótimo método para alongar e “aquecer” as estruturas vocais, além de melhorar a atenção. Se espreguiçar e alongar a região do pescoço também ajuda. Comer uma maçã: elimina as tensões no aparelho fonador, além de limpar o trato vocal e afinar a saliva, por ser altamente adstringente.

Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Na verdade, a testosterona hipertrofia os músculos da laringe e tracionam as cordas vocais, deixando menos elásticas e baixando o tom de voz. Segundo a revisão de valores séricos de testosterona abaixo de 250ng/dl, a maioria das mulheres não teve alteração do timbre de voz.

O excesso desse hormônio, porém, pode causar a calvície e a diminuição da distribuição de pelos pelo corpo. Comportamento: Distúrbios e instabilidade de humor podem ser uma das consequências do uso desmedido de testosterona, levando a crises de estresse, agitação, irritabilidade e maior agressividade.

Nos homens, a alta nos níveis de testosterona acontece, com frequência, devido ao uso de esteroides anabolizantes ou à suplementação de testosterona. Outras causas de altos níveis de testosterona nos homens incluem tumores nas glândulas adrenais ou testículos.

Pratique abrir a boca um pouco mais do que o normal ao falar.
...
Mude seu tom.

  1. A alteração do tom ocorre, em parte, pela cartilagem da laringe. ...
  2. Subir a cartilagem da laringe eleva o tom e cria um som mais feminino. ...
  3. Para falar com uma voz mais baixa, faça exercícios para relaxar a garganta, como bocejar e abrir bem a boca.

Quando você tentar emitir som mais grave do que o normal, a voz talvez fique menos rachada. Tente relaxar a garganta o máximo possível para não tensionar as cordas vocais. Umedeça a laringe para manter a voz clara tentando produzir um pouco mais de saliva para engolir de vez em quando.

O que pode ser feito são alguns ajustes com a fonoterapia. É importante realizar a videolaringoscopia antes, para verificar se há lesão nas pregas vocais. Os anabolizantes são elaborados a partir do hormônio testosterona.

Nível normal de testosterona no organismo
Em média, considerando as bases gerais, uma variação normal de testosterona está entre 300 a 900 nanogramas (ng) por decilitro de sangue. Mas homens com menos de 25 anos apresentam uma quantidade maior e isso é muito natural.

Sinais e sintomas de testosterona baixa

  • Diminuição da libido;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição das ereções espontâneas matinais;
  • Dificuldade de atingir o orgasmo;
  • Diminuição das fantasias sexuais.

Sim! A afinação vocal pode ser treinada e estimulada. Cada pessoa nasce com uma certa propensão (talento) para o canto, então é natural que alguns sejam mais afinados do que outros. Mas tudo pode ser treinado e desenvolvido, mesmo que hoje você desafine bastante.