Qual o hormônio da excitação?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Libido é sinônimo de desejo sexual. Nas mulheres, o hormônio responsável por essa vontade é a testosterona, produzido nos ovários e glândulas suprarrenais, auxiliado pelo estrogênio, fabricado nos ovários e tecido gorduroso. São eles que causam a excitação natural física do ser humano.

Pratique sempre exercícios físicos!
Para melhorar a libido feminina, a recomendação não pode ser diferente! A prática regular de exercícios, ajuda a regular os hormônios que combate o estresse e ansiedade - como a dopamina e serotonina. Eles são responsáveis também pela sensação de prazer, felicidade e autoestima.

A falta de sexo pode provocar irritabilidade, quadros depressivos e queda da imunidade. O professor de psicanálise Ronaldo Coelho afirma que o problema pode ser maior entre os casais monogâmicos quando um deseja o sexo e o outro não.

A primeira fase é a excitação que consiste no desejo sexual. Trata-se da etapa da estimulação física e psicológica que impulsiona a libido. Neste ponto é onde entra em jogo a testosterona, um hormônio sexual que faz aumentar os desejos e excitação sexual.

Além da prática de exercícios físicos, atividades como meditação, yoga e tai chi também trazem muitos benefícios para a mente e o corpo, aumentando os níveis de dopamina e melhorando o foco e a concentração.

As principais formas naturais de aumentar a produção de ocitocina são:

  1. Contato físico. O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. ...
  2. Praticar boas ações. Ser honesto, generoso ou ter compaixão também conseguem elevar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea.

Um excelente remédio caseiro para aumentar o apetite sexual é o suco de açaí com guaraná, que também é composto por morangos, mel, canela e açúcar mascavo, assim como o chá de catuaba com salsaparrilha, que devem ser tomados até 3 vezes por dia.

Forteviron é um composto de substâncias naturais que estimulam o organismo, combatendo a fraqueza física, mental e ativando o desempenho sexual de homens e mulheres. A ação do medicamento evita a impotência, frigidez e outras situações decorrentes da ausência de desejo sexual.

No entanto, se o homem evitar ejacular intencionalmente seguidamente pode desenvolver problemas de ejaculação, além disso, pode sofrer hipertensão epididimal e sentir dores nos testículos.

O corpo requer várias vitaminas e minerais para criar dopamina. Estes incluem ferro, niacina, folato e vitamina B6 (confira aqui estudos a respeito: 36, 37, 38). Se você possui deficiência de algum desses nutrientes, é possível que seus níveis de dopamina estejam baixos (confira aqui estudo a respeito: 39).

A banana
Dentre os alimentos que aumentam a serotonina e a dopamina, a banana, sem dúvidas é um dos que mais se destaca. Sozinha ela não combate a depressão, mas nos proporciona uma dose natural de energia, otimismo e saúde.

O chá verde é uma fonte maravilhosa deste nutriente. – A curcumina (da cúrcuma): Além de ser um potente anti-inflamatório, tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais. E, além de tudo isso, aumenta os níveis de dopamina no cérebro.

"A dopamina, um neurotransmissor, aciona o sistema de recompensa e desencadeia a liberação da testosterona que estimula a libido em homens e mulheres. A prolactina, também um hormônio, está relacionada com a satisfação sexual e a oxitocina relaciona-se com a sensação de intimidade e aconchego.

A ocitocina forma, junto com a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina, um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”, por sua capacidade de regular as sensações humanas.

Desde criança aprendemos que o espinafre é praticamente um produto mágico, que confere força e energia e ajuda na liberação de ocitocina. Mas não é só isso. O vegetal é fonte de potássio e ácido fólico, que ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas.

Pescoço. No que diz respeito ao pescoço, a zona frontal é sem dúvida um dos pontos fracos dos homens. De acordo com a medicina tradicional chinesa, isso se deve ao fato de a tiroide estar situada nesta zona. Já para não falar que a zona do pescoço está ligada aos órgãos sexuais masculinos.

“As carnes magras também são ricas em zinco, mineral importante para sintetizar a testosterona no organismo.” “Frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango, ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal”.

O medicamento chamado de Addyi é composto pela droga flibanserin, que atua no tratamento do transtorno de desejo sexual hipoativo em mulheres na pré-menopausa.

O suco de morango, assim como o chá de alho ou a vitamina de abacate são excelentes receitas naturais que podem ajudar a melhorar a relação íntima, fornecendo mais energia e apetite sexual.
...
2. Suco de laranja com cenoura e gengibre

  1. 2 laranjas;
  2. 2 cenouras;
  3. 500 mL de água;
  4. 1 colher (de chá) de gengibre em pó.

A esposa deve tentar atiçar o desejo do marido usando artifícios que fazem parte das fantasias dele, como lingeries. Se isso funcionar, o problema é a rotina”, afirma a especialista. Depois que a causa for identificada, a mulher deve se concentrar em ajudar o parceiro.