Qual o horário que o bebê mais mexe na barriga?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Isso leva de 20 a 40 minutos, porém, algumas crianças podem dormir mais que 90 minutos. Se você está lendo e pensando “que bom que o neném dorme na mesma hora que a mãe”, está enganada! Geralmente, a movimentação fetal costuma ser mais intensa à noite, especialmente entre às 21h e 2h da madrugada.

Os bebês se mexem por reflexo, em busca de uma posição confortável porque, mesmo dentro do útero, eles podem querer ficar de outro jeito. Então, quanto mais espaço eles têm, maior a liberdade para se movimentar. Ou seja, é normal que nos primeiros meses os bebês se mexam bastante.

Isso é comum e não há nada com o que se preocupar, a não ser que passe muito tempo e você não consiga sentir o bebê mexendo de maneira alguma. Nessa situação, é recomendável procurar um médico para investigar possíveis problemas.

Como o descanso do bebê nem sempre coincide com o da mamãe, esses movimentos podem ser sentidos inclusive durante o sono dela. Também, nos momentos em que a mãe se alimenta, o bebê tende a se agitar. Quando acontecer o movimento também é uma oportunidade de bater um papo com seu bebê!

Veja 5 maneiras de estimular o bebê na barriga:

  1. Massagear a barriga. Passar as mãos na barriga e sentir que há uma pessoa crescendo ali dentro é, sem dúvidas, algo emocionante para mamães, papais e familiares próximos. ...
  2. Ouvir música. ...
  3. Ler histórias para o bebê ...
  4. Um pouco de luz faz bem. ...
  5. Variar na alimentação.

O bebê não se mexe a toda hora, mas o normal é senti-lo mexer várias vezes ao longo do dia.

Observe o crescimento saudável do bebê

  • Você troca as fraldas de 8 a 10 vezes por dia? ...
  • O bebê fica distraído sozinho em algum momento do dia? ...
  • O bebê se acalma ao escutar música? ...
  • Ele estabelece contato visual e dá risadinha? ...
  • Ele dorme por mais horas e chora menos? ...
  • Aprenda outras dicas de cuidado do bebê:

É importante lembrar que assim como a gente dorme e fica sem se mexer por um bom tempo, os bebês também dormem dentro da barriga, e eles podem ficar até 12 horas sem se mexer.

Recomenda-se inspirar pelo nariz e soltar pela boca para uma respiração diafragmática correta. Após isso apertar delicadamente a barriga (abaixo do umbigo) e sentir onde está o maior volume. Ali naquele local é possível sentir o bebê se movimentar, não por cima da barriga, mas por dentro!

Em muitos casos, apenas a limpeza com soro fisiológico e inalação já resolvem. Mas há quadros em que a secreção se acumula e acaba obstruindo as vias aéreas e, consequentemente, dificultando a respiração das crianças. Para estes casos, a fisioterapia respiratória pode ser uma grande aliada.

Alguns estudos observaram que os bebês se movem mais do que o normal quando suas mães estão com fome. Isso poderia sugerir que as refeições da mãe ou a produção de hormônios da fome podem ter alguma influência no comportamento do bebê no útero.

Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.

A realidade, é que ao consumir chocolate ou qualquer fonte de açúcar, eleva-se o índice glicêmico da mãe e do bebê. Por isso, o feto se agita mais, podendo virar totalmente de posição.

Quais são as coisas que o bebê faz dentro da barrigada da mamãe? O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

1O bebê dentro da barriga dorme em grande parte do seu dia, chegando até 12 horas de sono e durante essas longas sonecas ele tem sonhos. 2A partir do terceiro trimestre da gravidez, essa sensibilidade se intensifica ainda mais devido a conclusão do desenvolvimento cerebral e aperfeiçoamento auditivo do bebê.