Qual o horário mais vazio da academia?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Fuja das aglomerações e tente evitar os dias e horários mais cheios da academia. Geralmente, das 10h às 12h e entre 14h e 17h, é mais fácil encontrá-la vazia.

O treino pela manhã estimula mais o metabolismo do corpo do que os treinos à tarde ou à noite. Por sua vez, são queimadas calorias extra, uma vez que os efeitos da atividade física são mais fortes durante o dia do que à noite.

Fazer atividade física entre o meio-dia e a meia-noite reduz a resistência à insulina, um fator que contribui para o ganho de peso, em até 25% Fazer exercícios físicos regularmente, independente do horário, é fundamental para manter em dia a saúde física e mental.

O mínimo aceitável para ter bons resultados com treinos de força é de pelo menos 3 vezes na semana, com duração média de 20 a 60 minutos. E o descanso de 48 horas para o grupo muscular exercitado é muito importante para ajudar na recuperação muscular e desenvolver o músculo”, esclarece a treinadora Lira Bueno.

Quando se treina em jejum, as reservas de glicogênio estão baixas. Isso porque após esse período noturno sem comer, os depósitos desse combustível ficam reduzidos. A consequência é que, sem a energia vinda dos carboidratos, o organismo tende a aumentar a queima das outras fontes, como a gordura.

Em geral, para pessoas saudáveis em busca de perder peso ou melhorar a forma física, treinar pela manhã não traz problema algum.

De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto sem contraindicações precisa fazer, semanalmente, de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercícios intensos para deixar de ser considerado sedentário.

Praticar exercícios de forma geral traz benefícios. Se a pessoa tiver um treinamento condizente com as suas necessidades, acabará dormindo melhor, pois o exercício libera a endorfina. Libera também adrenalina, mas em menor ou maior concentração, a depender da intensidade da atividade.

5 dicas para começar a treinar logo cedo

  1. A preparação começa na noite anterior. ...
  2. Arrume um tempinho para se organizar e ficar pronto. ...
  3. Comece a acordar mais cedo aos pouquinhos. ...
  4. Encontre um amigo matutino. ...
  5. Fique à vontade para fazer adaptações.

Ao treinar duas vezes por dia, você irá aumentar a produção do hormônio da alegria em dois momentos diferentes. Além de ser muito prazeroso, pode ser útil para atletas que estão tentando melhorar sua resistência e precisam de motivação extra[3].

3- Faltar muitos dias
Não adianta você ir em uma semana e faltar na outra, ou frequentar a academia uma vez a cada 15 dias. Essa falta de regularidade aumenta o risco de lesões e faz com que seus objetivos fiquem cada vez mais longe. Coloque na sua agenda o treino e entenda que ele é prioridade.

De acordo com um estudo feito em 2019, publicado na Obesity, o ideal é treinar no mesmo horário todos os dias da semana. Independente de ser pela manhã, tarde ou noite, é necessário levar em conta a constância e disciplina. Por isso, manter uma rotina ajuda a manter ainda mais o foco.

Como vimos, não existe uma regra geral que vale para todos. Porém, certifique-se de não passar mais de 1 hora na academia. Com certeza não é o ideal, e muito menos necessário.

Panorama geral. A quantidade de tempo que você passa na academia pode ter relação direta com os seus resultados. De forma geral, se você não tem um objetivo de curto prazo, o ideal é ir à academia pelo menos três vezes por semana. Se treinar menos do que isso, dificilmente vai chegar em algum lugar.

O profissional explica que se exercitar por 7 dias seguidos pode desencadear o overtraining, ou seja, o estresse e fadiga muscular. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta.

Logo, um objetivo possível de se atingir em um mês seria perder algo em torno de 2 kg a 6 kg. Esses valores devem ser planejados com orientação de um especialista, de acordo com as necessidades e realidade de cada pessoa, e em certos casos podem ser menores.

É bom comer ovo antes do treino? O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.

O horário mais indicado para se alimentar é cerca de uma hora antes do treino. Você pode comer frutas, pães ou biscoitos integrais, combinados com ovos, leite ou iogurte, por exemplo, para garantir o fornecimento de energia e fazer com que o organismo consuma açúcares durante o exercício.

Continuar lendo É vazio ou vazio?