Qual o horário do dia que a energia é mais cara?

Perguntado por: mvarela . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Em outras palavras, com a Tarifa Branca você pagará mais caro pela energia consumida em horários de pico de energia (entre 17h e 20h) e intermediários (entre 16h e 17h e entre 20h e 21h) – tomando como referência a concessionária de energia CEMIG para este exemplo.

Confira abaixo e entenda qual o melhor horário para usar energia:

  • ponta (horário de pico): 20h às 23h com tarifa mais alta;
  • intermediário: 19h às 20h e 23h às 00h tarifa intermediária;
  • fora de ponta: 0h às 19h com tarifa baixa.

entre 18h e 21h

O chamado horário de pico – também conhecido como horário de ponta — é o momento de um dia em que acontece o maior consumo de energia elétrica pela população, ele geralmente ocorre entre 18h e 21h.

Elas precisam secar bem." Segundo a profissional, o melhor horário para lavar roupa no inverno é de manhã. "Assim, quando o dia estiver mais quente, por volta do meio-dia, ela já estará estendida."

Veja agora quais são os maiores vilões da energia elétrica

  • Chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica. ...
  • Geladeira. Nem sempre a geladeira é lembrada pelos leigos como uma vilã do consumo de energia elétrica. ...
  • Ferro de passar roupa. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar.

Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.

Há seis anos, o horário entre 7h e 8h era considerado horário de pico. Agora virou hiperpico! O período crítico da manhã passou a ter três horas a mais. “Cada dia pior, você anda, qualquer lugarzinho está agarrando”, diz um motorista.

As pessoas pode economizar dentro das novas regras das 21h30 às 16h28 do dia seguinte, pois o consumo vai estar 15% mais baixo em relação a tarifa convencional.

Descubra quais são os aparelhos que mais consomem energia...

  • Ar-condicionado.
  • Geladeira.
  • Chuveiro elétrico.
  • Videogame.
  • Micro-ondas.
  • Televisão.
  • Carregador de celular.
  • Cooktop elétrico.

No Brasil esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h, período em que a maioria das pessoas estão em casa após a chegada do trabalho, e utilizando mais energia elétrica, no entanto esse horário pode variar entre os estados.

Quanto maior a potencia de um equipamento, maior o gasto de energia. O gasto médio de cada equipamento é: Televisão = 200 watts; Lâmpada incandescente = 100 watts.

Para entender melhor, vamos começar falando a respeito do horário fora ponta: esse é o período do dia em que o consumo de energia elétrica é tradicionalmente mais baixo. Em geral, é o intervalo da 0h às 17h59 e das 21h às 23h59.

das 18h às 21h

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

Truque 1: se você conseguir, dê preferência para lavar sua roupas no período da manhã — no máximo no período da tarde — porque assim suas peças não vão ficar estendidas por muito tempo. Muitas pessoas acabam lavando as peças à noite e deixando elas para secar até a parte da manhã ou se esquecendo delas.

Organize a rotina para não acumular tanta roupa
Normalmente, em uma família de até três pessoas, lavar roupa duas vezes na semana é o ideal. Se a família for maior, inclua mais um dia.

Quais eletrodomésticos pesam mais na conta de luz?

  1. Chuveiro elétrico Consome em média 105 kWh por mês. ...
  2. Ar condicionado Consome cerca de 105 kWh em 30 dias. ...
  3. Geladeira Consome em média 93 kWh mensais. ...
  4. Máquina de lavar Consome 5,5 kWh em cada hora de uso. ...
  5. Aspirador de pó Consome 1,5 kWh em cada hora de uso.

Entre os fatores que vêm pressionando as tarifas ao longo dos últimos anos estão os pagamentos ainda em curso da chamada "Conta Covid", um socorro financeiro às distribuidoras para cobrir prejuízos causados pela pandemia do coronavírus, e de custos de geração extra de eletricidade durante a escassez hídrica de 2021, ...

A verdade é que o carregador sempre vai consumir energia mesmo sem uso, ou seja, ainda que não esteja conectado ao aparelho, a fonte puxa alimentação, mas não há motivos para se preocupar. Na prática, é um consumo de stand by bem pequeno.

Já no Brasil, o maior consumo de energia acontece no verão. E o motivo é um só: o ar condicionado, usado durante a temporada de calor pelas famílias.