Qual o horário a conta de luz e mais barata?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.

Horário intermediário (das 20h30 às 22h30):quando o valor da energia é mais alto que o convencional; Horário fora de ponta (até as 17h30 e a partir das 22h30):quando o valor da energia é mais barato que o convencional.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.

Elas precisam secar bem." Segundo a profissional, o melhor horário para lavar roupa no inverno é de manhã. "Assim, quando o dia estiver mais quente, por volta do meio-dia, ela já estará estendida."

Formas de economizar energia elétrica em seu dia a dia

  1. Valorize a iluminação natural. ...
  2. Troque suas lâmpadas. ...
  3. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada. ...
  4. Tenha atenção ao estado dos eletrodomésticos. ...
  5. Diminua o uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar.

O de pico está no intervalo entre 17h30 e 20h29. Esse é o horário com maior valor para o consumo. O intermediário 2 vai das 20h30 às 21h29h e o fora de pico, das 21h30 às 16h29. O fora de pico é o que tem o menor valor para consumo.

No geral, essas três horas ocorrem dentro da faixa que começa às 17:00 horas e termina às 22:00 horas, com exceção feita aos sábados, domingos e feriados nacionais.

Evitar os banhos demorados é outra dica que ajuda a economizar energia. As duchas de chuveiro elétrico devem ser mais curtas, no máximo 10 minutos. Reduzindo o tempo do banho você gasta menos energia e contribui com um mundo mais sustentável.

É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Segundo Nancy Rothstein, médica americana que se autodenomina a “embaixadora do sono”, em entrevista à Fox News, o melhor período do dia para banhar-se é a noite. Apesar do banho matinal também ter seus benefícios, tomar banho antes de dormir é importante.

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício, cujo desconto no valor da conta de luz varia de 10% a 65%, é calculado de acordo com o consumo mensal de energia do domicílio.

* Evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (18 às 21h), pois este é um dos equipamentos que mais consome energia. * Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”.

Os clientes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que possuem o Número de Identificação Social (NIS), têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede descontos de até 65% no valor da fatura de energia.

Truque 1: se você conseguir, dê preferência para lavar sua roupas no período da manhã — no máximo no período da tarde — porque assim suas peças não vão ficar estendidas por muito tempo. Muitas pessoas acabam lavando as peças à noite e deixando elas para secar até a parte da manhã ou se esquecendo delas.

Organize a rotina para não acumular tanta roupa
Normalmente, em uma família de até três pessoas, lavar roupa duas vezes na semana é o ideal. Se a família for maior, inclua mais um dia.

No quesito economia o tanquinho é a melhor opção, pois além de ter um menor custo, ele consome menos energia e água que uma lavadora automática. Então se você busca por uma opção econômica, o tanquinho é a sua melhor escolha.

Ventilador
Para que tenhamos uma ideia, um ventilador pequeno em funcionamento durante 8 horas diárias, consome em média 15,6 KW mensais, enquanto um ventilador de teto utiliza em média 28,8 KW durante esse mesmo período.