Qual o helicóptero mais letal do mundo?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Conheça os helicópteros mais letais do mundo

  • AH-1 Cobra. ...
  • Agusta A129 Mangusta. ...
  • Eurocopter Tiger. ...
  • Kamov Ka-50/Ka-52. ...
  • Boeing AH-64 Apache. ...
  • Mil Mi-35. ...
  • Harbin Z-19. ...
  • Mil Mi-28.

Já no caso de ocorrências envolvendo helicópteros, foram registrados 212 acidentes, sendo que em 52 deles, ao menos uma pessoa morreu (24%). Quando o segmento da aviação é táxi aéreo, o cenário se inverte. Dentro desse panorama, no mesmo período, 62 pessoas morreram em 88 acidentes de avião (70%).

O AH-64 Apache da Boeing IDS é o helicóptero principal do Exército dos Estados Unidos, sucessor do AH-1 Cobra. Este é considerado atualmente o melhor helicóptero de ataque do mundo, sendo empregado em diversos ambientes hostis e com elevadas taxas de sucesso em suas missões.

Brasil

No total, o Brasil conta com uma frota de mais de 2 mil helicópteros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Hoje, a capital paulista tem mais helicópteros que Nova York, nos Estados Unidos.

O Airbus Beluga, que veio ao Brasil e passou por Fortaleza, trouxe ao país o helicóptero ACH160, um dos mais luxuosos da atualidade. A aeronave foi vendida a um cliente brasileiro, o empresário Carlos Alberto Sicupira.

caça F-35

O caça F-35 é considerado o mais moderno da atualidade, tendo sido introduzido em operação a partir de 2015 e com mais de 840 unidades vendidas mundo afora. Produzido pela Lockheed Martin, entretanto, ele se viu em situações delicadas nos últimos anos envolvendo um pequenino inimigo: uma ave.

O ACH160 é a versão premium do novo helicóptero H160 que foi certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) em julho de 2021. De acordo com a Airbus, é o helicóptero tecnologicamente mais avançado de sua classe.

A principal causa é perda do controle de voo (33,01% dos casos), seguida por colisão com obstáculos durante a decolagem ou pouso (13,11%) e falha no motor (11,65%).

De acordo com informações do Comandante Nobre, tudo depende da aeronave escolhida, os modelos Robinson R22, R44 e R66 têm um limite de assento de 136 kg, porém existem aeronaves maiores, as marcas Bell e Helibras, que não apresentam esse limite.

4 horas

Helicópteros são aeronaves que podem fazer viagens de curta e média duração. Sendo assim, a autonomia média de voo é de até 4 horas de voo. Contudo, isso depende de alguns pontos. Um deles é o tipo de aeronave.

Eles também incluirão diferentes tipos de equipamentos de missão, como um guincho e um gancho, para que o treinamento dos futuros pilotos seja o mais representativo possível de suas missões. As forças armadas brasileiras operam atualmente um total de 156 helicópteros Airbus distribuídos em oito bases em todo o país.

O Exército, por sua vez, não possui aviões, mas conta com 91 helicópteros em sua frota, além de drones.

Airbus A300-600ST Beluga

Está entregue ao cliente o helicóptero trazido ao Brasil pelo avião Beluga; o 1º do modelo no mundo. A Airbus Helicopters confirmou oficialmente nesta terça-feira, 9 de agosto, que o helicóptero trazido recentemente ao Brasil pelo avião especial Airbus A300-600ST Beluga é o primeiro deste modelo a ser entregue no mundo ...

jato executivo com velocidade média de 650 Km/hr (que se encontra no Aeroporto de Congonhas) e de um helicóptero com velocidade média de 240Km/hr.

Um dos helicópteros mais famosos do mundo e o modelo mais popular no Brasil, o Esquilo, chegou à marca de 7 mil unidades entregues. A versatilidade do helicóptero e seu design reconhecível em qualquer lugar, fazem deste helicóptero uma figura comum para os brasileiros, mesmo àqueles que nunca viram um de perto.