Qual o grau para perto?

Perguntado por: hfernandes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Para definir a lente para ver de perto, a ótica deve somar os valores dos graus da hipermetropia e da presbiopia. Por exemplo, se o paciente tem 1,5 grau de hipermetropia e 1,0 grau de presbiopia, o grau final da sua lente para ler de perto deverá ser +2,50 (1,50 + 1,00).

Estes óculos também são conhecidos como de descanso. Ou seja, permitir que os olhos se foquem em impressos e telas que se encontram próximos dos olhos. Ele também pode ser necessário para os jovens que trabalham por muito tempo no computador. Já na porção inferior vai estar a parte que serve para a correção de perto.

O Grau Esférico é representado pela coluna ESF. Ele indica quantos graus de miopia (dificuldade para enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) você possui. Então, você vai saber o seu tipo de problema pelo sinal. Assim: se tiver um sinal positivo (+), você tem hipermetropia.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham. Dessa forma, ficará mais de identificar qual problema de visão você tem.
...
Se na sua receita veio um desses termos:

  1. Grau Plano;
  2. Plano;
  3. PL.

Confira os principais sintomas de uma pessoa que está utilizando um grau incorreto e fique atento:

  1. 1- Não consegue focar a visão. ...
  2. 2- Sofre com tonturas e dores de cabeça. ...
  3. 3- Sente náuseas e vertigem. ...
  4. 4- Não consegue enxergar com apenas um olho. ...
  5. 5- Faz muito esforço para enxergar.

A hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto ou de focalizar objetos próximos, isso se dá devido à falta de capacidade dos olhos de focalizarem objetos próximos. Essa falha dificulta o processamento da imagem correta no cérebro.

Na grande maioria dos casos não há necessidade de uso pois o grau é muito baixo. Claro que depende também do tipo de atividade profissional que exerce. Tenho pacientes que em alguns casos prescrevo esse grau para uso uma vez que necessitam de uma visão mais nítida para sua profissão.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

25 cm

A distância mínima a que um objeto pode estar para ser visto nitidamente, sem ficar fora de foco, é de 25 cm, para um olho humano adulto normal. Essa distância mínima em que um objeto é visto nitidamente denomina-se ponto próximo.

O óculos que tem grau apenas para perto deve ser usado para as atividades a curta distância. Portanto não é necessário usar o dia todo, somente quando fizer atividades para perto, como leitura, costura e mexer no celular, para que tenha melhor qualidade visual nessas tarefas.

Dentre as correções mais comuns estão:

  1. Uso de óculos para perto;
  2. Óculos multifocais;
  3. Cirurgia refrativa;
  4. Lentes de contato multifocais;
  5. Lentes de contato que reproduzem a técnica conhecida como “monovisão” (onde deixamos um olho enxergando para perto e o outro para longe).

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

Os graus podem ser classificados como baixo, moderado ou alto. Consideramos baixo o grau que está entre 0 e 3, moderado quando varia entre 3 e 6 e alto quando o grau é maior que 6.

Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

Caso este grau foi detectado em exame médico com cicloplegia ( dilatação) mesmo pequeno o grau (-0,75 de miopia) é necessário para você ver de longe bem. Pois para ver de perto não fará falta. O fato de não usar o óculos não vai prejudicar seus olhos, mas pode dificultar de ver a vida longe de seus olhos.

É importante saber que quando a receita vem com grau (PWR) negativo (-), isso quer dizer que você tem: miopia. Por outro lado, quando a receita acompanha um grau (PWR) com sinal positivo (+), a alteração é: hipermetropia.

Uma das principais motivações para aumentar o grau da miopia, segundo pesquisadores, é o fator genético. Nos casos em que um dos pais, ou ambos, possuem miopia, as chances de desenvolvimento do distúrbio visual são maiores, bem como seu desenvolvimento ao longo dos anos.

O termo “eixo” trata-se de uma medida que indica a direção exata do grau na lente. Ele acompanha a receita do óculos de quem possui astigmatismo. Esse eixo varia de 0 a 180º e é acompanhada também do chamado grau cilíndrico (indicador do grau de astigmatismo).

A pressão dos olhos é medida em milímetros de mercúrio (mmHg). Uma pressão ocular normal varia de 10-21 mmHg. Considera-se hipertensão nos olhos uma pressão ocular acima de 21 mmHg.

Assim, "+ 1" , quando aparece na receita, por exemplo, significa um grau de hipermetropia, isto é necessita correção para enxergar perto.