Qual o grau para enxergar de perto?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Para definir a lente para ver de perto, a ótica deve somar os valores dos graus da hipermetropia e da presbiopia. Por exemplo, se o paciente tem 1,5 grau de hipermetropia e 1,0 grau de presbiopia, o grau final da sua lente para ler de perto deverá ser +2,50 (1,50 + 1,00).

Este exemplo é apenas com o “Grau de perto” ou “Para perto” preenchido. Ou seja, a pessoa nunca desenvolveu nenhum outro tipo de problema de visão, por isso o grau para longe não está preenchido. Este é o caso de uma pessoa que só desenvolveu a presbiopia, por isso, ela vai precisar fazer apenas um óculos “para perto”.

25 cm

A distância mínima a que um objeto pode estar para ser visto nitidamente, sem ficar fora de foco, é de 25 cm, para um olho humano adulto normal. Essa distância mínima em que um objeto é visto nitidamente denomina-se ponto próximo.

A presbiopia é uma dificuldade para ver claramente a curta distância devido à perda de elasticidade do cristalino que ocorre naturalmente com a idade. A hipermetropia também envolve uma visão de perto embaçada.

Óculos para perto e óculos de leitura são indicados para pessoas com presbiopia. A presbiopia acontece em decorrência do processo de envelhecimento natural de nossos olhos, afetando a capacidade de enxergar com nitidez as coisas de perto.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Esse eixo varia de 0 a 180º e é acompanhada também do chamado grau cilíndrico (indicador do grau de astigmatismo).

Enquanto o “esférico” indica a presença de miopia ou hipermetropia, o “cilíndrico” aponta a presença de astigmatismo. A doença é causada por uma curvatura irregular da córnea e gera dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe.

Como a parte inferior da lente tem o grau para perto, basta colocar o objeto abaixo da linha dos olhos. Ou seja, na posição comum de leitura é que o usuário ganha foco. Já para enxergar coisas à média e longa distância a cabeça fica na posição habitual.

Como saber se preciso usar óculos? Veja 7 sinais

  1. Dores de cabeça constantes. ...
  2. Necessidade de aproximar objetos para enxergar melhor. ...
  3. Dificuldade de ler por muito tempo. ...
  4. Problema para enxergar à noite. ...
  5. Vista embaçada. ...
  6. Alta sensibilidade à luz. ...
  7. Tendência a franzir a testa ou ficar com os olhos semicerrados.

Quantos graus é preciso usar óculos? Dioptrias a partir de 0,25 já podem ser corrigidas com óculos de grau, melhorando a qualidade da visão e evitando a piora dos sintomas listados acima. Até 3 graus são consideradas dioptrias baixas, entre 3 e 6 moderadas e acima de 6 graus já temos dioptrias altas.

O que é hipermetropia? A hipermetropia é um erro na formação das imagens que acontecem de forma equivocada na parte de trás da retina. Quando você começa a enxergar mal de perto, pode ser um sinal de que as imagens não estão sendo formadas como deveriam em uma vista normal, ou seja, na retina.

A hipermetropia é classificada em graus, medidos por uma unidade conhecida como dioptria e pode ser classificada em baixa (até 3 graus), moderada (entre 3 e 6) e alta (acima de 6 graus).

Se você nunca teve problemas de visão, mas de um tempo para cá, tem tido dificuldade de ler de perto e focar em objetos, saiba que você pode estar sendo alvo de presbiopia. A presbiopia não é uma doença, mas um processo natural de envelhecimento dos olhos, que traz essa dificuldade de enxergar.

A partir dos 40 anos de idade o músculo dentro do olho responsável pelo foco para perto deixa de funcionar bem. Isso é chamado de presbiopia, ou “vista cansada”. Geralmente quem não usa óculos para longe vai precisar de óculos para leitura depois desta idade.

A vista cansada, também conhecida como presbiopia, pode ser corrigida por meio da cirurgia refrativa com o Excimer Laser VISX S4 IR, utilizando as técnicas iLASIK ou PRK. A presbiopia, nome técnico para vista cansada, geralmente se manifesta a partir dos 40 anos, quando as pessoas percebem a visão de perto embaçada.