Qual o grau normal de lordose lombar?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A lordose é considerada fisiológica ou normal quando apresenta curvatura de 20 a 40 graus na coluna cervical e de 40 a 60 graus na coluna lombar.

O diagnóstico do problema é feito com exame físico no consultório, além de radiografias (RX) panorâmicas da coluna. Nesse exame de RX, o médico poderá medir a lordose e a cifose dorsal em graus.

Essas alterações podem ser classificadas em dois tipos: hipolordose e hiperlordose.

Portanto, sim, é possível se aposentar por invalidez em decorrência de dores e doenças lombares, bem como dores na coluna.

A lombalgia (dor nas costas) é um sintoma típico da lordose, porém é muito comum ainda os pacientes não sentirem dores, mas notarem alterações na postura do corpo ao se olhar no espelho.

Lordose é uma condição médica que faz com que a coluna vertebral tenha uma curvatura mais acentuada na região lombar e cervical. Essa curvatura, quando mais acentuada para dentro, pode ser considerada anormal. A lordose, segundo estimativas, podem ocorrer cerca de 150 mil casos de lordose lombar no país.

A lordose pode provocar dor e parestesias (formigamento) em diversas regiões do corpo além de dificultar os movimentos. Apesar de ter diversas causas, a lordose nem sempre vai necessitar de tratamento médico, pois pode não causar transtornos aos pacientes.

Os tipos de lordose poderão resultar em sintomas diferentes, assim podem ser gerados por causas diferentes. Apenas um profissional neurologista especialista em coluna poderá realizar o diagnóstico adequado.

O Pilates em especial é a técnica ideal para corrigir desvios posturais como a hiperlordose lombar. Seus exercícios ajudam a alinhar as articulações e ganhar consciência do movimento. Conforme o aluno pratica ele aprende a se posicionar de maneira melhor e também a manter uma postura mais correta.

Para fazer, basta deitar de barriga para baixo no chão, e em seguida apoiar o corpo sobre os cotovelos e as pontas dos pés, mantendo sempre a coluna reta, principalmente na região do bumbum. Esse exercício pode ser feito todos os dias, em uma série de 3x de 30segundos cada.

Dicas de exercícios para quem tem lordose
Sendo assim, procure praticar alguns dos seguintes exercícios para prevenir a lordose: Prancha abdominal. Subir no banco com 1 perna de cada vez. Deitar de barriga para cima, manter as pernas dobradas e forçar a coluna para trás mantendo as costas apoiadas no chão.

A Hiperlordose tem cura e deve ser tratada de acordo com a sua causa. Para o tratamento, são recomendadas sessões de fisioterapia e a realização de exercícios físicos, como natação ou pilates, a fim de fortalecer os músculos e alongar a coluna.

As curvaturas chamadas Lordose Cervical, Cifose Torácica e Lordose Lombar, são curvas fisiológicas, quando dentro dos padrões e valores normais (exemplo: Cifose torácica = 20 a 40 graus, Lordose lombar = 31 a 79 graus).

Enquanto a escoliose se caracteriza por uma curvatura anormal na coluna vertebral, onde a coluna se torce para frente, para trás e/ou para os lados, a cifose e a lordose são curvaturas fisiológicas e que só são consideradas um problema quando os desvios são muito grandes.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna.

É subcategoria de CID M54 – Dorsalgia.