Qual o grau normal da icterícia?

Perguntado por: uveiga4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A icterícia no RN a termo tem seu pico no 3º a 4º dia de vida, e o quadro é normalizado até o 7º dia de vida. Já a icterícia no RN pré-termo tem seu pico no 4º ao 7º dia de vida, tendendo a normalizar o quadro entre o 10º a 30º dia de vida. O limite máximo para a icterícia ser considerada fisiológica é de 13 mg/dL.

Nos recém-nascidos com icterícia, os seguintes sintomas são motivos de preocupação: Icterícia que surge no primeiro dia de vida. Icterícia em recém-nascidos com mais de duas semanas de vida. Letargia, alimentação deficiente, irritabilidade e dificuldade em respirar.

A icterícia é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos, sendo caracterizada pela coloração amarelada da pele, olhos e mucosa. Seu tratamento, se iniciado já nos primeiros sintomas, é eficaz. Entretanto, a demora no diagnóstico pode ocasionar danos irreversíveis, inclusive, cerebrais.

O limite máximo para a icterícia ser considerada fisiológica é de 13 mg/dL. Quando ela surge antes das 24 horas após o nascimento, é preciso ficar atento para possíveis causas não fisiológicas.

Icterícia Causada pelo Leite Materno
Tem início tardio, podendo chegar a níveis de 20-30 mg/dL em torno dos 14 dias de vida, com redução gradual até as 12 semanas de vida. Se a ingestão de leite materno é suspensa, os níveis caem rapidamente em 48 horas e não retornam aos valores prévios quando este é reintroduzido.

Como saber se o bebê está com icterícia
Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas. É importante lembrar que a icterícia passa rápido, na maioria das vezes sozinha, e não deixa nenhum tipo de sequela, exceto em casos gravíssimos.

Icterícia é a denominação dada à coloração amarelada dos tecidos pela deposição de bilirrubina, sendo mais evidente nas mucosas e tecidos ricos em elastina, como aorta e esclera. A icterícia pode ser classificada em pré-hepática, hepática e pós-hepática.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

Porém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.

Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila. Estes são sinais de que pouca ou nenhuma bile está chegando ao intestino, e isso pode significar que seu bebê pode ter atresia biliar.

A icterícia causa a coloração amarela da pele e dos olhos do bebé, podendo também deixá-lo sonolento e dificultar um pouco mais a sua alimentação. As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

O tratamento de primeira escolha da icterícia é a fototerapia. A fototerapia é um aparelho com várias lâmpadas azuis que emite luz azul artificial num determinado comprimento de onda. O bebê fica só de fraldinha e óculos recebendo a luz. Muitas mães perguntam se podem colocar o bebê no sol!

Não é uma doença por si só, mas é indicativo de doenças no fígado, como hepatites, cirroses e obstrução das vias biliares. A causa da icterícia é o excesso de bilirrubina, uma substância de cor amarela produzida pelo fígado e que, geralmente, é eliminada na urina e nas fezes.

A maior parte da bilirrubina é eliminada nas fezes, mas uma pequena parte é eliminada na urina. Se a bilirrubina não puder passar pelo fígado e canais biliares suficientemente rápido, ela se acumula no sangue e é depositada na pele. O resultado é a icterícia.

“O bebê deve mamar bastante pois elimina a bilirrubina nas fezes”, comenta. Nesses casos, os banhos de sol levam cerca de 15 minutos e devem ser feitos de manhã (antes das 10h) e à tarde (após as 16h).

Durante quanto tempo o meu bebê irá precisar de fototerapia? Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.

O tratamento de icterícia neonatal na maternidade pode variar do caso do bebê, então se ele necessitar de fototerapia, poderá ficar mais um ou dois dias no hospital para ajudar o organismo a eliminar a o amarelão. Porém se o caso for mais suave, banhos de sol durante a manhã e ou a tarde podem ser suficientes.

Em geral, o prognóstico de bebês com icterícia do leite materno é excelente, pois esta é uma condição autolimitada, que geralmente se resolve em torno das 12 semanas de idade.