Qual o grau mínimo para usar óculos?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Quantos graus é preciso usar óculos? Dioptrias a partir de 0,25 já podem ser corrigidas com óculos de grau, melhorando a qualidade da visão e evitando a piora dos sintomas listados acima. Até 3 graus são consideradas dioptrias baixas, entre 3 e 6 moderadas e acima de 6 graus já temos dioptrias altas.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Na grande maioria dos casos não há necessidade de uso pois o grau é muito baixo. Claro que depende também do tipo de atividade profissional que exerce. Tenho pacientes que em alguns casos prescrevo esse grau para uso uma vez que necessitam de uma visão mais nítida para sua profissão.

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

Adição 2.00: é o valor do grau complementar necessário ao olho com presbiopia, para ver bem de perto. Assim, a visão de perto é a soma da adição e da visão de longe, neste exemplo, OD +4,00 e OE +3,00. -2.25 = este número indica o grau de miopia, se for precedido pelo sinal menos.

Caso este grau foi detectado em exame médico com cicloplegia ( dilatação) mesmo pequeno o grau (-0,75 de miopia) é necessário para você ver de longe bem. Pois para ver de perto não fará falta. O fato de não usar o óculos não vai prejudicar seus olhos, mas pode dificultar de ver a vida longe de seus olhos.

0,50 grau de astigmatismo não é muito forte e não é considerado um grau alto. Mas se você descobriu que tem astigmatismo, talvez você precise usar óculos de grau para aliviar os sintomas que incomodam nosso dia a dia, como dor de cabeça, olhos cansados, dor no olho, entre outros.

Todas as pessoas que ficam muito tempo em frente a telas ou lendo, podem precisar de óculos para descanso, ainda que tenham a visão perfeita. Tal acessório evita o aparecimento de problemas, como sensibilidade à luz, dores de cabeça e até mesmo vista cansada.

Alterações do grau com o passar da idade
Hoje, sabemos que o grau, tanto da Miopia como de outros Erros de Refração, costuma sofrer uma leve variação, para mais ou para menos, com o passar da idade. Isso está relacionado a uma série de fatores, desde estresse até esforço ocular excessivo e outras variáveis.

Olá! a alteração de 0.25 é a menor alteração que geralmente é percebida no exame da refração. Dependendo do tipo de grau (miopia, hipermetropia ou astigmatismo), por vezes essa alteração é muito discreta, não interferindo na capacidade do paciente enxergar bem com os óculos antigos.

Então, pode ficar tranquilo, se você tem 0.50, o seu grau é baixo. O que determina seu grau de miopia é o comprimento do globo ocular. Quem tem miopia possui um globo ocular mais alongado quando comparado com o globo ocular de quem não tem problema de visão.

O que é normal sentir no processo de adaptação com o óculos novo? Alguns sintomas acabam sendo comuns no processo de adaptação com o óculos novo. Os dois principais sintomas são enjoo e tontura. Então, se você apresenta um desses sintomas ao usar o óculos novo, quer dizer que você está dentro do período de adaptação.

Receita 4 - Correção de Hipermetropia
No caso da miopia, o grau é negativo. Se for hipermetropia, o grau é positivo.

Quem tem Astigmatismo apresenta mais de um foco de imagem e, na prática, enxerga os objetos com uma sombra ao redor – conhecida como imagem fantasma. Repare que isto é diferente de ver duas imagens, o que chamamos de Diplopia.

Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Nos casos de hipermetropia em pacientes abaixo de 40 anos, 1,50 não costuma trazer grandes desconfortos visuais. Já no caso de se tratar de miopia, 1,50 de grau com certeza traz bastante dificuldade de visão para longe.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham. Dessa forma, ficará mais de identificar qual problema de visão você tem.
...
Sendo elas:

  1. grau baixo – até 3 graus.
  2. grau moderado – de 3 a 6 graus.
  3. alto grau – mais de 6 graus.

5 dicas na hora de escolher os óculos de grau

  1. Respeite o formato do rosto. ...
  2. Defina o material das lentes. ...
  3. Verifique quais funcionalidades fazem diferença para você ...
  4. Escolha o material da sua armação. ...
  5. Fique atento com a proteção contra a luz de telas em aparelhos eletrônicos.

Longe e Esfera
Os graus de miopia são sempre escritos com um sinal negativo antes do número e o graus de hipermetropia são escritos com um sinal positivo. Miopia e hipermetropia são preenchidos sempre na coluna do “Longe”. Exemplo 1: Longe, Esférico: OD -5,00 e OE -5,00.

É importante saber que quando a receita vem com grau (PWR) negativo (-), isso quer dizer que você tem: miopia. Por outro lado, quando a receita acompanha um grau (PWR) com sinal positivo (+), a alteração é: hipermetropia.

É fácil: ao lado dos números, haverá um sinal negativo (-), que é o que indica que você tem miopia. Neste caso, -4.00 no olho direito (OD) indicada os graus de miopia devido o sinal negativo (-) que acompanha o número na coluna do esférico. Já no olho esquerdo (OE) -4.50 de miopia.