Qual o grau mais alto de febre?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 21 de julho de 2024
4.1 / 5 18 votos

De 37,3°C a 37,8°C – febrícula. De 37,8°C a 39,0°C – febre. Acima de 39°C – febre alta.

A gripe é a campeã das doenças nas quais a febre se manifesta em primeiro lugar. Nesses casos, a temperatura corporal pode atingir até os 42 ºC, dependendo da força no vírus naquele organismo.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC.

Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra. Quando se trata de bebês muito pequenos, no entanto, é importante aumentar a prudência, já que eles são considerados um grupo de risco1.

Além disso, a febre alta aumenta o consumo de oxigênio pelo corpo e pode prejudicar o rendimento cardíaco. No entanto, esses problemas só costumam ser importantes em pessoas com problemas cardíacos, em casos de pneumonias graves e em crianças com a saúde muito debilitada.

De modo geral, as nossas dicas para baixar a febre alta são:

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista. Uma pesquisa concluiu que os sonhos de pacientes em estado febril foram mais negativos do que os experienciados em condições saudáveis.

Mas se a gente ver que essa febre é uma febre mais alta, acima de 38,5 ºC, e ela está mantendo ao longo dos dias, mesmo com o uso de antitérmicos, essa situação merece ser avaliada por um médico”. O médico explica que a maioria dos quadros de infecção pelo coronavírus são quadros com pouco ou nenhum sintoma.

Mesmo que o corpo chegue a 39°C, ele ainda funciona, pois nosso mecanismo regulador consegue diminuir a temperatura. Quando alcança 40°C, pode levar ao coma e, com 42°C, a pessoa morre”, diz.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!