Qual o grau ideal para astigmatismo?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Se você usa óculos para miopia e astigmatismo e possui mais de 4 graus de miopia e/ou mais de 2 graus de astigmatismo, dê preferência para as lentes de índice de refração alto como as lentes 1.67, 1.74 e 1.76.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

1 grau de astigmatismo não é muito, então não precisa se preocupar. O grau de astigmatismo só é considerado alto, quando o grau é acima de 4 graus. Mas, de qualquer forma, é muito importante fazer o uso o óculos de grau.

Quando há grau leve de astigmatismo, que corresponde a até 2 graus, não é necessário usar óculos. Porém, a partir do grau moderado, entre 4 e 6 graus, já se pode discutir o uso de óculos para astigmatismo. Já acima desse grau o uso é indicado.

É caracterizado pela desigualdade na curvatura da córnea, causando mudanças nas imagens devido à distorção da luz no momento em que ela entra nos olhos. O astigmatismo pode ser classificado como “alto” quando a pessoa tem um grau superior a 4, aumentando ainda mais o desconforto e intensificando os sintomas.

Assim como outras doenças oculares, o astigmatismo pode apresentar diferentes níveis de graus. Quando pensamos em qualquer grau abaixo de 4, ainda estamos falando de graus considerados baixos para essa enfermidade.

A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

A boa notícia é que, apesar de muita gente desconhecer, o astigmatismo tem cura. Isso acontece por meio de um procedimento cirúrgico considerado simples, sem necessidade de internação hospitalar. Quem não deseja passar por cirurgia também pode ter uma vida 100% normal aderindo a praticidade das lentes de contato.

Tipos de astigmatismo

  1. Astigmatismo miópico. Geralmente, o paciente com esse tipo de astigmatismo possui miopia, que é uma doença ocular bem frequente.
  2. Astigmatismo hipermetrópico. O astigmatismo hipermetrópico é quando a doença vem junto com outra anomalia visual: a hipermetropia. ...
  3. Astigmatismo infantil.

Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Traumas oculares também costumam aumentar o grau da visão, no caso do astigmatismo. Algumas das causas mais frequentes deles são acidentes, doenças preexistentes (como a miopia, por exemplo) ou cirurgias feitas na região ocular.

A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.

Não usar óculos de grau: Astigmatismo
Quem sofre com astigmatismo e não usa corretamente o óculos de grau pode sentir uma sensação de piora na vista, mas esse sentimento trata-se apenas de um efeito psicológico.

O astigmatismo é corrigido com óculos, sensivelmente até aos quinze anos de vida, já que a partir desta idade pode ser compensado por lentes de contato para astigmatismo. Como veremos, de seguida, existe também a possibilidade de efetuar tratamento cirúrgico para corrigir o astigmatismo.

O astigmatismo não tem cura, aplicando o uso correto de óculos ou lentes, é possível uma diminuição em seu grau. Há também a possibilidade de uma cirurgia de correção laser, recomendada quando ocorre a estabilização do grau, geralmente a partir dos 21 anos. Naturalmente o grau não irá diminuir, muito menos sumir.

Além disso, quem tem Astigmatismo pode apresentar desconforto com a luz – o que chamamos de Fotofobia. O indivíduo também pode apresentar piora da visão a noite, dificuldade em ler letras pequenas , distorção de imagens, entre outras alterações.

Pacientes com astigmatismo podem apresentar maior sensibilidade à luz – fotofobia. Isto acontece em função da irregularidade da córnea, presente no paciente com astigmatismo. Esta irregularidade faz com que os raios de luz penetrem nos olhos através da córnea e atinjam a retina em pontos distintos.

Utilize protetores e roupas adequadas e também os charmosos óculos escuros como proteção aos raios solares, que podem ser nocivos aos olhos. Os óculos escuros podem ser feitos com grau para quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

4 – Dor nos olhos e na cabeça
A musculatura de pessoas com astigmatismo se contrai exageradamente com o intuito de tentar atingir um foco mais nítido. A repetição desse esforço pode causar dor e desconforto nos olhos e dores na cabeça.