Qual o grau é considerado como baixa visão?

Perguntado por: afernandes4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

A visão 20/20 é considerada como a visão normal. Essa fração significa que, a uma distância de 20 pés, o paciente consegue enxergar a linha 20 ou até menores.

Ela não é medida em porcentagem mas sim uma medida comparada a um padrão de normalidade, no caso 20/50 significa que o paciente consegue ler a 20 pés (6 metros) oque uma pessoa com visão considerada normal enxergaria a uma distância de 50 pés (15 metros).

Então, pode ficar tranquilo, se você tem 0.50, o seu grau é baixo. O que determina seu grau de miopia é o comprimento do globo ocular. Quem tem miopia possui um globo ocular mais alongado quando comparado com o globo ocular de quem não tem problema de visão.

A pessoa com visão monocular pode solicitar a aposentadoria da pessoa com deficiência, que é um benefício concedido pelo INSS para os segurados da Previdência Social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a visão monocular é considerada quando a pessoa tem igual ou inferior a 20% da sua visão comprometida.

Os tipos mais comuns de baixa visão são:

  • Perda de visão central (não ser capaz de ver as coisas no centro de sua visão)
  • Perda de visão periférica (não ser capaz de ver as coisas com o canto dos olhos)
  • Cegueira noturna (não ser capaz de ver com pouca luz)
  • Visão embaçada ou turva.

De acordo com a CID-10, define-se baixa visão ou visão subnormal quando o indivíduo apresenta acuidade visual corrigida no melhor olho menor que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou campo visual menor que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (graus 1 e 2 de comprometimento visual).

Na grande maioria dos casos não há necessidade de uso pois o grau é muito baixo. Claro que depende também do tipo de atividade profissional que exerce. Tenho pacientes que em alguns casos prescrevo esse grau para uso uma vez que necessitam de uma visão mais nítida para sua profissão.

baixo grau: 0 a 3 graus; grau moderado: de 3 a 6 graus; e alto grau: mais de 6 graus.

De acordo com a reportagem da revista Veja, estima-se que a cada sete anos, a pessoa ganhe 1 grau a mais de presbiopia, se estendendo até os 60 anos. Assim, a adição do grau na receita de óculos pode chegar até o valor de número 6 (ou seja, o grau da presbiopia).

Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma: 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada.

Desta forma, a partir desta tabela surgiu o termo “visão 20/20”, que significa que uma pessoa consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés igual a uma normal enxerga.

Visão 20/20 é um termo usado para classificar a acuidade visual considerada normal. O número 20 refere-se à medida de 20 pés. Ou seja, quem tem visão 20/20 consegue enxergar claramente a essa distância.

Quem tem grau de óculos 0,25 precisa usar óculos para ter mais conforto visual e evitar sentir a visão embaçada, dor de cabeça e fadiga ocular. Muito médicos recomendam o uso óculos com grau de 0,25 em momentos de descanso como assistir TV, usar computador e celular ou fazer uma leitura.

Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Muito tempo de tela também afeta a musculatura dos olhos, pois os músculos permanecem contraídos por longas horas, o que resulta na fadiga ocular e até mesmo no desfoque da visão ao tentar olhar para longe. Isso pode causar desvios como miopia e astigmatismo.

Como há pouco conhecimento sobre a deficiência e o que ela envolve de fato, muitos profissionais ainda se surpreendem com a possibilidade de pessoas cegas e com baixa visão serem capazes de exercer suas funções na empresa como qualquer outra pessoa.