Qual o grau de risco de um call center?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
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De fato, os operadores de telemarketing ficam expostos a diversas doenças ocupacionais, como ansiedade, estresse e depressão, por exemplo. Contudo, os riscos ergonômicos no Telemarketing estão entre os problemas mais comuns e mais graves, já que causam distúrbios osteomusculares muitas vezes irreversíveis.

Grau de Risco 4Risco Alto
Nessa classificação encontram-se as empresas que mais precisam cumprir normas e leis de segurança por suas atividades oferecerem frequentemente alto risco para os profissionais.

O Grau de Risco pode ser dividido em 4 graus
Tais riscos podem ser classificados como: físico, químico, biológico, ergonômicos e acidentais. A estes riscos que os colaboradores enfrentam são denominados de riscos ocupacionais.

Não cabe mais recurso. O relator do acórdão, desembargador Renato Simões, ressaltou que o serviço de telemarketing não gera de forma automática o direito ao adicional de insalubridade, pois não é uma atividade classificada como insalubre na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Nesse caso, as doenças mais comuns são:

  • Hérnia de disco;
  • Lombalgia;
  • Espondilose;
  • Escoliose.

Grau 2: risco baixo. O grau 2 contempla atividades em que as situações de perigo não são tão incomuns quanto no 1, mas ainda assim existem e podem colocar os colaboradores em risco. A lista de exigências a se seguir é maior.

Os produtos de Grau de Risco 1 são aqueles produtos que possuem propriedades básicas que não precisam de informações detalhadas quanto ao seu modo de uso e restrições como exemplo xampu, condicionadores, hidratante corporal etc…

Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.

Para saber o grau de risco de uma empresa, é necessário acessar com o CNPJ da empresa em questão no site da Receita Federal para ver a classificação, pois cada negócio possui um risco diferente, que é determinado pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Os negócios só serão enquadrados como de baixo risco se estiverem em locais de até 200 m² e com no máximo três pavimentos, sem subsolo. A lotação máxima deverá ser de 100 pessoas e não será permitida a presença de gás liquefeito acima de 190 kg ou de mais de 1.000 litros de líquido inflamável.

O grau de intensidade com que esses riscos são percebidos é representado pela variação do tamanho dos círculos. Assim, um círculo pequeno representa um risco de baixa intensidade, um círculo médio representa um risco de média e um círculo grande representa um risco de alta intensidade.

Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): Inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão, em especial por via respiratória, e que causam doenças em humanos ou animais potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas profiláticas e terapêuticas.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Dependendo de suas características, os riscos ocupacionais podem ser divididos em químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

65 anos

Aposentadoria por Idade para Assistente de telemarketing
A aposentadoria por idade é devida a todos os solicitantes que possuam a idade mínima de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres.

“Os operadores de telemarketing, telefonistas e demais trabalhadores que atuam com head phone, e ficam, portanto, expostos durante a jornada de trabalho ao agente físico ruído, acima de legalmente permitido, fazem jus ao recebimento do benefício da aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho”, afirma Ruiz.

Para não receber ligações de telemarketing de empresas não participantes ao Não Me Perturbe, efetue o bloqueio diretamente no seu celular através da agenda ou aplicativo específico de sua preferência. O Não Me Perturbe possui aplicativo disponível nas lojas App Store e Play Store.

Veja alguns dos equipamentos fundamentais para otimizar a rotina nos contact centers:

  • Telefones IP. Estes terminais são aparelhos de telefone, conectados a uma central telefônica física (PABX) ou uma central telefônica virtual. ...
  • Headset. ...
  • Base discadora. ...
  • Softwares de Gestão.

"O serviço de telemarketing quase não permite que o trabalhador expresse sua subjetividade, o que provoca estresse emocional - base de várias patologias", comenta a pesquisadora. "Em alguns tipos de ocupação, a relação entre a causa e o efeito na saúde é imediata.

A NR-32 destaca dentre os riscos físi- cos, a exposição às radiações ionizantes. de trabalho e à disposição da inspeção do trabalho, o Plano de Proteção Ra- diológica – PPR, aprovado pelo CNEN, e para os serviços de radiodiagnóstico aprovado pela Vigilância Sanitária.