Qual o grau de perda auditiva é considerado deficiente?
4º do Decreto Federal 3.298/1999 é que é considerada pessoa portadora de deficiência auditiva, o indivíduo que possua perda auditiva bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma, na média das freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.
Quais são os 4 principais graus de perda auditiva?
Graus de Surdez
- Audição Normal: Limiares auditivos baixo de 25 dB.
- Perda Auditiva Leve: Limiares acima de 25 abaixo de 40dB.
- Perda Auditiva Moderada: Limiares acima de 40 abaixo de 70dB.
- Perda Auditiva Severa: Limiares acima de 70 abaixo de 90dB.
- Perda Auditiva Profunda: Limiares acima de 90dB.
Quem é deficiente auditivo tem direito a algum benefício?
Veja quais são os benefícios do INSS para pessoas com deficiência auditiva: Aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição da pessoa com deficiência. Auxilio doença (temporário) Aposentadoria por invalidez (revisão a cada 2 anos)
Quem tem perda auditiva pode trabalhar?
Como você bem sabe, pessoas com deficiência auditiva têm dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Levando isso em consideração, foi criada a Lei nº 142/2013, a qual permite que você se aposente mais cedo, desde que comprove o seu grau de perda de audição — que pode ser leve, moderada ou severa.
Como conseguir um laudo de deficiência auditiva?
É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso. Do contrário, você pode pedir o laudo pelo SUS, de forma totalmente gratuita.
Como devo dar entrada no INSS por surdez?
O primeiro passo para solicitar aposentadoria por surdez unilateral é a comunicação oficial ao INSS da necessidade de perícia médica que constate a condição. Desse modo, acesse o portal Meu INSS e siga os seguintes passos: clique em 'Pedir Benefício por Incapacidade' selecione o tipo de perícia médica.
Como provar que sou deficiente auditivo?
Como então garantir os seus direitos se você possui deficiência auditiva? O único documento que prova a sua condição legalmente no Brasil é o laudo médico com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Como a lei determina quem tem deficiência auditiva?
Atualmente, o Decreto 3.298, de 1999 (que regulamentou a Lei 7.853, de 1989), define deficiência auditiva como “perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz”.
Qual o pior tipo de perda auditiva?
severa (71 a 90 dBNA): o paciente com perda auditiva severa não ouve nenhum som de fala, e poucos sons são percebidos (por exemplo: um latido de cachorro, as notas graves de um piano ou o toque de um telefone em volume máximo);
Qual o resultado normal da audiometria?
O limiar auditivo entre 0 e 25 dB é considerado, comumente, como “audição normal”. Se o nível (limiar auditivo) é acima de 25 dB nas frequências diferentes, nesse caso, a pessoa pode ser considerada como tendo deficiência auditiva. Uma conversa, em geral, chega a atingir 25 dB ou acima disso.
Qual a perda auditiva mais grave?
Surdez severa ou deficiência auditiva severa: a pessoa só ouve sons acima de 70 a 89 dB. Uma pessoa gravemente surda deve ler os lábios ou usar a linguagem de sinais para se comunicar. Surdez profunda ou deficiência auditiva profunda: Qualquer pessoa que não consiga ouvir um som abaixo de 90dB tem surdez profunda.
Quem pode dar laudo de perda auditiva?
Um laudo só pode ser feito por um profissional de saúde e lido por outros profissionais autorizados da área.
Quem tem problema auditivo pode se aposentar por invalidez?
Além da aposentadoria pela idade e por tempo de contribuição, existem a aposentadoria por invalidez, especial e para pessoas com vários tipos de deficiência (que inclui a deficiência auditiva).
Qual é o valor de uma indenização por perda de audição?
Um trabalhador que teve perda auditiva decorrente de acidente de trabalho por equiparação receberá indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil mais salários referentes ao período de estabilidade, conforme decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA).
Como é feita a comprovação da deficiência?
Emitir Certificado da Pessoa com Deficiência
- Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Informe seu CPF e senha; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “certificado da pessoa”; ...
- Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.
Como conseguir o Loas para deficiente auditivo?
Para sua comprovação é necessário que sejam apresentados ao INSS laudos médicos e exames que demonstrem a perda auditiva (audiométrico e outros), bem como documentos que comprovem a limitação do desempenho de atividades e a restrição da participação social da pessoa.
Tem como se aposentar por surdez?
A aposentadoria especial da pessoa com deficiência auditiva é uma realidade, mas possui regras rígidas e não é fácil como alguns advogados fazem parecer por aí. Os surdos têm alguns direitos e um deles tem a ver com a aposentadoria das pessoas com deficiência auditiva que contribuem para o INSS.
Como conseguir um laudo de audiometria?
No exame de audiometria o laudo é dado pelo fonoaudiologo e o otorrino dá o laudo médico. Geralmente é pedido só o exame. É melhor verificar no edital o que eles desejam. Tanto faz, fonoaudiólogo ou médico pois os dois são capacitados para tal.
Sou deficiente auditivo tem direito à isenção de IPVA?
O QUE MUDOU COM A LEI nº 17.473/2021
Também amplia a isenção de IPVA-PCD para veículos de pessoas com deficiência não condutoras, ou de propriedade do seu representante legal. Além disso, permite que o veículo permaneça no nome do responsável legal e não somente no da pessoa com deficiência.