Qual o grau de investimento do Brasil em 2022?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

O Brasil segue na faixa associada a "grau especulativo" pelas três principais agências de classificação de risco, já que Fitch Ratings e S&P ambas atribuem ao Brasil nota "BB-" - três degraus abaixo do mínimo para ser considerado grau de investimento ("BBB-"). O rating da Moody's deixa o país dois níveis abaixo.

O grau de investimento pode ser interpretado como a nota de corte de uma instituição para que seja incluída no patamar de investimentos seguros. Abaixo dessa nota estão as empresas com grau especulativo e malvistas pelas agências de risco para investimentos seguros.

B estima que os investimentos no setor ficaram em 1,73% em 2021 e projeta taxa de 1,71% em 2021, frente a uma necessidade de um patamar mínimo de 3,6% "para ensejar um processo de modernização ao longo das próximas duas décadas".

O Brasil hoje é considerado um país de “grau especulativo” pelas agências de rating, o que significa uma maior percepção de risco de insolvência.

As contas do governo central evoluíram de forma positiva ao longo de 2022, fechando o ano com superávit primário de R$ 57,1 bilhões, a preços de dezembro de 2022, correspondente a cerca de 0,5% do produto interno bruto (PIB).

O Brasil atingiu o chamado grau de investimento em abril de 2008 quando a agência Standard & Poor's (a mesma que agora rebaixa a orientação de investimentos no país) elevou a nota atribuída ao país para títulos da dívida emitidos em moeda estrangeira para "BBB-" (a anterior era "BB+").

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou, nesta quinta-feira (14/7), a perspectiva para a nota de risco soberano do Brasil de negativa para estável. A nota foi mantida em BB-, patamar em que está desde fevereiro de 2018.

Tesouro Selic

Tesouro Selic
De acordo com a especialista, quem pensa em investir em renda fixa em 2023 deve ficar de olho no Tesouro Selic (antiga LFT, a Letra Financeira do Tesouro).

Na escala da Standard & Poor's e da Fitch, a melhor classificação é AAA (triple A); a pior é D.

Os ratings finais (IDRs) da cidade seguem limitados pelo rating soberano (BB-/Estável). Além da nota “A-“, que manteve o status de “grau de investimento” para o município, São Paulo também passou a ostentar a nota máxima (“AAA”) no quesito Sustentabilidade da Dívida na avaliação da Fitch Ratings.

A agência de classificação de risco S&P reafirmou hoje a nota de crédito (rating) do Brasil de longo e curto prazos em “BB-/B” em escala global e “brAAA” na escla nacional, com perspectiva estável.

Qual o negócio mais lucrativo do Brasil em 2023? A aposta de pequenos negócios que dão lucro para o ano são as franquias; o segmento de Casa e Construção; os setores de alimentação e de vendas digitais.

Sem dúvidas o e-commerce é um dos setores que mais crescem no Brasil. As vendas pela internet tiveram um grande destaque durante a pandemia e a tendência é que continuem dessa forma. Nesse sentido, o faturamento do setor foi de R$ 161 bilhões, em 2021, 27% a mais do que no ano de 2020.

Suécia. Emirados Árabes Unidos. Países Baixos (Holanda) Coreia do Sul.

[Conteúdo Vitreo] CDB traz o melhor da renda fixa: liquidez, rentabilidade de 1% ao mês e a segurança do FGC; veja como aproveitar. Publicado em 1 de junho de 2022 às, 19h08.

São Paulo – O período de junho de 2003 a julho de 2008 foi a fase de maior expansão para a economia brasileira das últimas três décadas, indica estudo divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).