Qual o grau da cegueira?

Perguntado por: snobrega . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Levando em conta a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) que é elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada cegueira quando os valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10º.

A cegueira pode ser congênita ou adquirida. O dano que impede a visão pode ser causado no nascimento, em algum evento ao longo da vida do indivíduo ou ainda no útero materno.

O Decreto 3.298/99 estabelece duas modalidades de deficiência visual com os seguintes parâmetros oftalmológicos: Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica (óculos, lente, etc...);

A visão normal é 20/20. Exemplo: se em toda a tabela o paciente só consegue ler a fileira do topo, ele tem uma acuidade visual de 20/200, o que significa dizer que ele precisa estar a 20 metros de distância para conseguir ler algo que alguém com visão normal consegue ler a 200 metros.

Qual a pressão ocular normal
A pressão dos olhos é medida em milímetros de mercúrio (mmHg). Uma pressão ocular normal varia de 10-21 mmHg. Considera-se hipertensão nos olhos uma pressão ocular acima de 21 mmHg.

Cegueira: É a perda total da visão ou a baixa visibilidade em enxergar que possua a necessidade da pessoa usar o Sistema de Braille como uma forma de ler ou escrever. Já a Baixa Visão ou “ Visão subnormal” são caracterizadas assim pela visão comprometida, sendo feita ou não correções oculares.

Usar óculos não é deficiência visual
Dessa forma, pessoas com grau elevado de miopia ou estigmatismo, por exemplo, ou que apresentam alguma doença tratável, não são considerados deficientes visuais.

Os tipos mais comuns de baixa visão são: Perda de visão central (não ser capaz de ver as coisas no centro de sua visão) Perda de visão periférica (não ser capaz de ver as coisas com o canto dos olhos) Cegueira noturna (não ser capaz de ver com pouca luz)

Para chegar a este número, a acuidade visual é expressa como fração. O primeiro número representa a distância de teste em pés (20 pés) entre o quadro e o paciente, e o segundo representa a fileira menor das letras que o olho do paciente pode ler.

Quais documentos eu uso para comprovar a visão monocular? O documento mais importante é o Parecer Médico, conhecido popularmente como atestado ou laudo.

A baixa visão, também conhecida como visão subnormal, se caracteriza pela perda de 70% ou mais da capacidade de enxergar. Desse modo, quem tem baixa visão tem o campo visual prejudicado de modo que óculos normais, lentes de contato, medicação e cirurgia não são suficientes para corrigir o problema.

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

O grau da miopia pode aumentar? As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus.

O grau é classificado da seguinte forma: 0,25 graus a 3 graus – Baixa miopia. -3,25 graus a -6 graus – Miopia moderada. Maior que -6,25 graus – Alta miopia.

O eixo é a localização que descreve a orientação (ou ângulo) onde se deve posicionar o grau do seu astigmatismo. Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus.

A melhor forma de como saber se o grau dos óculos está correto é levá-lo ao oftalmologista com a receita assim que ficarem prontos. O profissional irá avaliar as lentes e confirmar se foram fabricadas corretamente.

Acredita-se que um dos principais vilões para o aumento do grau sejam as atividades realizadas muito próximos a objetos durante longos períodos de tempo. Como por exemplo: ler, escrever, utilizar o computador, o celular, o tablet, entre outros.

Geralmente, os olhos normais (sem glaucoma) apresentam pressão entre 10 a 21 mmHg, e é determinada facilmente pelo médico oftalmologista com um exame chamado Tonometria. Porém, muitos pacientes com pressão "normal" (16 mmHg por exemplo), podem desenvolver glaucoma.

O grau de presbiopia varia de 0 a 3graus. Conforme a nossa idade ele vai aumentando progressivamente e, de uma forma geral, entre os 60 e 70 anos atingimos o grau máximo de presbiopia.

1 grau de astigmatismo não é muito, então não precisa se preocupar. O grau de astigmatismo só é considerado alto, quando o grau é acima de 4 graus. Mas, de qualquer forma, é muito importante fazer o uso o óculos de grau.

Deficiência visual, baixa visão ou cegueira.