Qual o gosto do queijo brie?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

O sabor do queijo brie é levemente amanteigado, com notas de nozes e um aroma suave e agradável. Sua textura macia e cremosa é resultado da adição de creme ao leite e do processo de maturação.

O sabor suave e cremoso do Brie se presta a todos os paladares, seja você um conhecedor de queijos ou um principiante. O Brie pode ser comido sozinho – cru ou assado. Não importa como você planeja servi-lo, o Brie deve ser levado à temperatura ambiente para obter o melhor sabor ou assado antes de comer.

O queijo deve ter um odor adocicado. Brie maduro demais vai cheirar a amônia.

Afinal, pode comer a casca do queijo brie? Sim, a casca branca é comestível! Há quem prefira não consumi-la por conta da ação do fungo, mas saiba que essa parte é saborosa e não oferece nenhum risco à saúde.

Em geral, pode-se comer o mofo que fez parte da elaboração do queijo, o que ocorre com alguns tipos de roquefort, de brie ou de camembert. Com os outros, tome cuidado.

As tão comentadas cascas que encobre os queijos são formadas por um tipo de fungo chamado “Penicillium Candidum”. Se cor estiver branca e brilhante, certamente o queijo está maduro e pronto para comer.

Queijo Brie
A sua irresistível textura macia combina muito bem com fatias de pão, mas também com damascos secos e geleias de fruta. Ele é uma garantia de sucesso para sua tábua de queijos!

Coloque um pedaço de queijo brie em um prato redondo e coloque para aquecer no microondas em potência média por 1 ou 2 minutos. Assim que estiver derretendo, passe em uma torrada, corte pedacinhos de favos de mel e coloque por cima.

O queijo é um alimento versátil; ele serve como petisco, pode ser usado como ingrediente de várias receitas e até mesmo de sobremesas. Além de serem saborosos, os queijos são considerados excelentes fontes de cálcio e proteínas, por isso são tão recomendados para pessoas vegetarianas.

Mantenha o queijo brie e camembert nas embalagens originais para conservar a qualidade e o sabor. Para evitar o ressecamento e o aparecimento de bolor nestes tipos de queijos, após consumir, embrulhe-os em plástico filme ou papel alumínio para guardar na geladeira.

Recomenda-se que o queijo Brie seja refrigerado imediatamente após a compra e armazenado na geladeira até ser consumido completamente. Ele é muito rico e cremoso. Essa suavidade permite o crescimento rápido e generalizado de bactérias se o queijo não for armazenado corretamente ou deixado fora da geladeira.

Queijo Tipo Brie Polenghi R$ 89,90 Kg.

Tanto o Brie como o Camembert combinam muito bem com vinhos brancos mais encorpados e com boa acidez como é o caso dos vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay ou tintos leves como Pinot Noir, Gamay ou Tempranillo sem passagem por madeira.

Benefícios do Queijo Brie Nacional
O Queijo Brie Nacional São Vicente é uma rica fonte de vitaminas A, poderoso antioxidante, vitamina D, que aumenta a imunidade e vitamina B, que ajuda a manter a saúde da pele, olhos e até do cabelo.

O camembert é um queijo pequeno, com cerca de 250g, enquanto o brie pode chegar a 3kg. Em geral, como matura por mais tempo, o brie adquire consistência mais cremosa por conta da ação do fungo penicillium candidum, ficando o camembert com massa mais firme e flexível.

1) Frome Cheese Platter
No topo da lista dos queijos mais caros do mundo, apenas meio quilo do Frome Cheese Platter pode chegar a custar 3300 dólares (R$ 17580,09) Originário da Inglaterra, além de caro, é também um dos queijos mais raros de todo o planeta.

As geleias de frutas mais cítricas, como a de laranja, casam muito bem com os queijos curados. Já as geleias de frutas vermelhas e damasco formam uma combinação espetacular com os queijos cremosos.