Qual o gosto de água-viva?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Tem um sabor delicado que tende a assumir os sabores do que quer que seja cozido. Ainda assim, se não dessalinizada, pode ser bastante salgada. Você pode comer água-viva de várias maneiras, com molho de soja, óleo e vinagre para uma salada. Também pode ser cortada, cozido e servido misturado com legumes ou carne.

Os sintomas mais comuns das lesões causados por águas vivas e caravelas são dores intensas, inchaço e ardência do local, vermelhidão ou marcas escurecidas causadas pela ação do veneno. Em casos mais graves, podem ocorrer câimbras, dificuldade para respirar ou engolir, dor de cabeça, dor no peito, náuseas.

Tratadas como lixo, águas-vivas entram na pescaria como alimento e remédio contra o câncer.

Os principais sintomas da lesão provocada pela água-viva são dor forte, inchaço e ardência acompanhados por marcas vermelhas ou escurecidas deixadas pela ação do veneno na pele da vítima.

Embora o contato com essa criatura marinha cause muita dor, ardência e vermelhidão, que realmente são sintomas de queimadura, na verdade a lesão acontece pelo envenenamento provocado pelas toxinas da água-viva. Também conhecido como medusa, esse animal que habita os oceanos tem células especiais chamadas cnidócitos.

Água-viva descrita no Brasil é eleita uma das dez espécies marinhas de destaque em 2021 | Biodiversidade | Um só Planeta.

Segundo biólogos marinhos, as águas-vivas são da espécie medusa-da-lua, que não queima.

Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores. Outro fator que ajuda a aumentar o número de águas-vivas nas praias são as correntes marinhas.

Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.

Ferimento causado por água-viva pode causar insuficiência cardíaca e choque anafilático.

As águas-vivas são sim capazes de queimar as palmas das mãos das pessoas, basta entrar em contato, o que acontece é que é dificil elas chegarem até a mão, já que elas não ficam na superfície da água, por isso elas geralmente atacam as pernas.

Em caso de queimaduras por águas-vivas (ou mães-d'água), o melhor remédio é o vinagre. Jamais utilize água da torneira ou mineral no local, é o que alerta a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (CIT), Kátia Moura. Ela explica que, para limpar a ferida, use a própria água do mar e, para aliviar a dor, o vinagre.

As caravelas não causam “queimaduras”, mas sim um envenenamento, geralmente mais grave do que aquele causado pela maioria das espécies de águas-vivas. Seus tentáculos possuem pequenas cápsulas que injetam veneno através de micro arpões, chamados nematocistos, quando acidentalmente tocam a pele humana.

Os machucados, popularmente chamados de queimaduras, costumam deixar marcas avermelhadas que podem ser muito dolorosas. “O veneno arde como uma queimadura, mas é menos tóxico do que o das caravelas. É mais raro, mas o veneno da água-viva também pode causar alergia”, explica Vidal Haddad Junior.

Água-viva-caixa-australiana

A Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa) é simplesmente a criatura mais venenosa do mundo, presente na região da Austrália e da Ásia. A estimativa é que essa água-viva seja responsável por pelo menos 100 mortes anuais.

Cientistas preveem que entre 2045 e 2050 seremos imortais.

Baleia-da-Groenlândia
A baleia-da-Groenlândia é a única que vive no Ártico durante o ano todo e inclusive, capaz de viver por mais de dois séculos em plena saúde. Essa é uma descoberta muito interessante entre os pesquisadores, já que foi algo inesperado.

Sim, é uma água-viva. E além de bem estranha, ela pode ser o único animal na Terra a ser imortal. A espécie turritopsis nutricula pode ser a verdadeira fonte da vida eterna. Ela ficou famosa ultimamente, por apresentar um ciclo de vida bastante interessante.

Cubozoa

C. fleckeri , como outras Cubozoa, é uma das responsáveis pela Síndrome de Irukandji. Considerada como a água-viva mais letal do mundo, a quantidade de veneno em um espécime adulto é suficiente para matar 60 humanos adultos.

Elas brilham no escuro! Não acontece com todas, mas muitas águas-vivas possuem órgãos bioluminescentes, o que as faz brilhar, sendo uma arma para distrair seus predadores. As águas-vivas conseguem se clonar.