Qual o gosto de abiu?

Perguntado por: iteles . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Os frutos abiu são de forma oval, sao amarelos por fora e têm uma polpa lisa, branco-amarelado. O sabor do fruto abiu é doce lembrando um cruzamento entre uma pêra e uma banana. O nome científico da fruta é Pouteria caimito, também conhecida como caimito, caimito amarillo ou caimo.

Abiu - Como se come? Entre a casca e a polpa, há um látex o qual não recomenda-se morder o fruto. É aconselhável cortar o fruto e comer a polpa com uma colher. Caso esse látex venha colar em seus lábios, passe um pouco de manteiga que sairá facilmente.

Fonte de vitaminas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos e sais minerais, o abiu é uma fruta nativa da região amazônica que traz diversos benefícios ao nosso organismo, ajudando na prevenção e tratamento de algumas doenças. Geralmente, essa fruta é consumida in natura.

O "perrengue" acontece quando o abiu não é consumido quando está maduro e com casca bem amarela, pois sua casca libera um látex branco e viscoso que é aderente à boca, "colando" os lábios. A solução, caso isso aconteça, é usar óleo de cozinha pode aliviar o "grude", ou outros produtos igualmente oleosos.

Auxílio na digestão: A fruta abiu contém fibras solúveis e insolúveis, que podem ajudar a regular a digestão e prevenir a constipação. A pectina presente no abiu também ajuda a reduzir a inflamação no intestino.

Dá frutos grandes, de sabor doce e muito caracteristico, produzido com mais força entre Julho e Agosto.

Para quem tem anemia, por exemplo, ele é um dos alimentos recomendados por funcionar como um purificador sanguíneo graças à presença da clorofila em sua composição – isso sem falar na vitamina C, que contribui para a absorção de ferro.

O produto é ligado a comunidade indígena de Assunção do Içana, Alto Rio Negro, Amazonas. Mas pode também ser encontrado em outras regiões da Amazônia brasileira. A quantidade aproximada produzida está entre 200 e 2.000 frutos por árvore. A época de frutificação é entre maio e junho.

No mercado paulista, é ofertado de janeiro a outubro, com pico de oferta de novembro a dezembro. O fruto é de tamanho variável, com 100 a até 1.800 g, tendo casca amarela quando maduro, ou esverdeada, com porção comestível de uma polpa gelatinosa, translúcida, com até 5 sementes negras.

As mudas formadas por sementes começam a produzir com 7 a 8 anos e as enxertadas frutificam em 2 a 3 anos após o plantio.

Abiu é fonte de vitamina C
Conforme o Regulamento Técnico sobre a Ingestão Diária Recomendada (IDR) de Proteína, Vitaminas e Minerais de 2005 da Anvisa, um adulto deve consumir 45 mg do nutriente diariamente.

Suco de abiu
Lave bem os abius, descasque e retire o caroço; Leve a poupa para bater no liquidificador junto com a água e algumas gotinhas de adoçante; Bata até ficar bem homogêneo e já pode servir!

Benefícios ou toxidades
Os resultados apontaram que o a ingestão do araçá-boi pode ser utilizado para prevenção e tratamento de indivíduos com colesterol alto, pois seu consumo reduziu colesterol total nos ratos estudados.

abieiro

De tão saboroso e doce, é consumido somente ao natural e apesar de todas as suas excelências e qualidades, o abieiro permanece, no Brasil, como árvore frutífera de quintal e alguns pomares não comerciais. Realmente uma das frutas mais doces da nossa Flora.

A parada é dura, mas, segundo o Guinness, o “livro dos recordes”, o título vai para as mangas carabao – também conhecidas como mangas manila – cultivadas nas Filipinas.

O Abiú vem ganhando mais conhecimento devido ao seu valor nutritivo. Possui as vitaminas B1, B2, B5 e C, sais minerais como o cálcio, fósforo e o ferro.

Quanto ao ambiente adequado, ela pode ser plantada tanto em quintais e jardins como em vasos grandes, desde que haja espaço suficiente para o crescimento da árvore.

essa fruta típica da Amazônia, ela chama abil, cheira, nossa, cheirosa! Ela cola a boca se você não comer da maneira certa. Por isso tem que tomar cuidado. porque ela pode liberar um látex.

fruta com polpa muito doce (atrai muitos pássaros) gelatinosa e translúcida, quando maduro apresenta a casca amarela é dotado de nutrientes com o potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro, além de vitaminas com destaque para a riboflavina. Com produção de frutos no começo do ano. Ideal para ser consumido in natura.