Qual o gosto da carne de urubu?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Tem gosto de castanha.

A carne de urubu é bastante perigosa, isto porque a ave é necrófaga (se alimenta de animais mortos) e possui várias bactérias em putrefação. Estas podem provocar infecção alimentar e outros danos à saúde humana, até mesmo levando a óbito.

HABILIDADES VISÃO E OLFATO
Um urubu é capaz de ver um animal morto a 3000 m de altura e de sentir o cheiro de carniça a 50 km de distância. Ele tem a capacidade de alcançar até 2800 m de altitude, plainando ao sabor das correntes térmicas.

Os urubus possuem importância ecológica imprescindível como saneadores ambientais, eliminando até 95% das carcaças e ossos dos animais mortos, evitando assim a propagação de doenças e a multiplicação de microrganismos (como o antraz) que poderiam contaminar a terra e os lençóis freáticos.

O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.

A carne do pombo é barata e uma boa fonte de proteína. Inclusive, os pombos que hoje são considerados pragas, de São Paulo a Nova York, segundo a escritora Courtney Humphries, chegaram na América de navio, para os europeus alimentarem o pessoal nas colônias.

O ovo de urubu é comestível? Todo este cenário não é animador para quem pensa em comer o alimento gerado por esta ave, não é mesmo? Porém, podemos garantir que o ovo de urubu é comestível. Inclusive, não há restrições científicas sobre a ingestão de ovos, independente da ave em questão.

É carne branca como aves. Os pássaros são os parentes vivos mais próximos dos crocodilos e são geneticamente semelhantes. Em termos de sabor, não tem gosto de frango. Ele tem um sabor próprio e distinto, assim como frango, porco e carne bovina têm seu próprio sabor.

Com o olfato mais apurado, o urubu-de-cabeça-vermelha e o urubu-de-cabeça-amarela encontram primeiro a comida e são seguidos pelos demais. Mas quem come primeiro é o urubu-rei, que é maior e tem o bico mais forte, ideal para rasgar a pele da carcaça.

20 anos

Depende da espécie. De maneira geral, ele vive cerca de 20 anos. Porém, algumas espécies maiores podem passar dos 50.

O urubu-de-cabeça-vermelha, como a maioria dos outros abutres, tem muito pouca capacidade de vocalização. Como não tem siringe, ele só consegue emitir assobios e grunhidos. Geralmente sibila quando se sente ameaçado ou quando luta com outros abutres por uma carcaça.

Urubu-de-cabeça-vermelha
Já sentiu ânsia de vômito frente a uma situação impossível? O urubu-de-cabeça-vermelha te entenderia, colega, e ainda te ensinaria uma forma de usar isso ao seu favor. Ao serem ameaçados por predadores, essas aves provocam o próprio vômito, botando para fora pedaços de carne semi-digeridas.

Está na lei: animais silvestres são protegidos e qualquer ação contra eles é crime! Inclusive destruir ou remover ninhos.

O urubu é uma ave de vida longa. Um urubu-rei, por exemplo, chega a viver 40 anos. Com exceção dessa espécie, o urubu é um dos poucos animais que não é afetado pela ação do homem. Não tem inimigos naturais e se beneficia do lixo produzido pelos humanos.

Meios para sobreviver de podridão
A cabeça e o pescoço pelados dos urubus ajudam na sobrevivência. Como eles se alimentam de carne podre, cheia de bactérias e outros micro organismos, se tivessem penas, essas regiões poderiam se transformar em pontos de contaminação.

De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte.

A fêmea só bota de quatro em quatro anos e, por isso, a reprodução em cativeiro é tão difícil.

o corvo

Entre as espécies, o corvo é quem mais se destacou, tido hoje como o pássaro mais inteligente do mundo. Um estudo da Universidade de Auckland observou a capacidade da espécie de utilizar uma série organizada de ferramentas para obter alimentos.

Uma curiosidade é que não possuem siringe (órgão vocal das aves), portanto não podem cantar, mas emitem algum som.