Qual o gerúndio do verbo to be?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

No inglês, forma-se com a conjugação do verbo to be (am/is/are) + o verbo principal com a terminação –ing.
...
Present Continuous - Gerúndio (negativo)

PronomeVerbo to beVerbo no gerúndio
YouareSpeaking
Heis
She
It

O verb to be é irregular, isto é, ele possui três formas no presente simples: am, is, are; duas formas no passado simples: was, were; uma forma no futuro simples: will be; uma forma no particípio presente: being; e uma forma no particípio passado: been.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Gerúndio

  • O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  • Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  • Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

Há também alguns verbos (advise, try, neglect, dislike, begin, forget, remember, hate, start, attempt, continue, love, stop, try, allow, prefer) que podem ser seguidos de gerúndio ou infinitivo com o “to”. I started loving you. (Eu comecei a amar você). I started to love you.

A diferença entre gerund e present continuous
Por exemplo, you are studying English é “você está estudando inglês”. Você pode aprender mais sobre o present continuous clicando aqui. Já o gerund é utilizado depois de certas palavras e não tem nada a ver com uma ação contínua.

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.

II. Pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, sendo empregado para indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. III. O gerúndio deve ser evitado, já que seu uso excessivo pode levar ao gerundismo, fenômeno considerado como um vício de linguagem.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

Exemplos do verbo to be com o sentido de ser:
I am a good student. / Eu sou um bom aluno. You are very intelligent! / Você é muito inteligente! He is a doctor / Ele é médico.

No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3. ª conjugação terminam em -indo.
...
Exemplos de uso do gerúndio

  1. Os alunos estão estudando matemática.
  2. Minha avó vem descendo a escada devagar.
  3. Vocês já estão indo embora?

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

Usamos estar + gerundio para fazer referência à atividade que realizamos no momento de falar ou em um período concreto de tempo. Esta perífrase pode vir acompanhada de certas expressões temporais como: ahora, en este momento, en estos momentos, esta semana, este mes, este año…

Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio: As crianças estão brincando no parquinho.

O gerúndio composto é formado pelo gerúndio do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.

Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.

Quando passamos para o inglês, o infinitivo é expressado com to + verb. Por exemplo: to do, to walk e to smile. Já o gerúndio, expressa uma ação contínua por meio de um verbo (fazendo, andando e sorrindo). Para passar a mesma mensagem, é adicionado o ing no inglês: doing, walking e smiling.