Qual o gênero de mártir?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

mártir (nome feminino) -

1. Pessoa que sofre tormentos ou a morte por uma crença, uma ideia ou uma causa.

mártires | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O masculino de cobra permanece o mesmo.
A palavra cobra é um Substantivo Epiceno, utilizado para referir-se a animais e plantas, possui somente um gênero designando masculino ou feminino. No caso, utilizamos cobra fêmea e cobra macho para categorizar o gênero.

cantor substantivo, masculino (plural: cantoras, cantores)
Ele ficou emocionado com a voz da cantora.

mordoma | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Significado de Matriarca
substantivo feminino Mulher responsável por governar ou liderar uma família, uma tribo, um clã etc.

Estevão

Já no relato dos Atos dos Apóstolos (Capítulo 6 e 7) encontramos a figura de Estevão, considerado como o primeiro mártir do cristianismo.

Estevão

O primeiro mártir a testemunhar a verdade da pessoa de Jesus
A liturgia de hoje, mediante a proclamação do evangelho de Mateus 10,17-22, se concentra na pessoa de Estevão, o primeiro mártir que testemunha a verdade da pessoa de Jesus.

Quem fundou a igreja? A igreja foi fundada por Jesus e os apóstolos. Jesus preparou tudo para a fundação da igreja, com seus ensinamentos sobre a vida cristã e treinando os apóstolos para serem líderes. Os apóstolos divulgaram o ensino de Jesus e deram estrutura à igreja.

Antes do fim do primeiro século, o termo “santo” era reservado exclusivamente ao mártir, e o martírio é, ainda hoje, o caminho mais certo para a canonização. Ser santo, então, era morrer não só por Cristo, mas como ele. Desde o começo, portanto, santidade e martírio eram inseparáveis.

ímpar | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

No complexo de mártir, o “mártir” pode ter necessidade de reconhecimento e de aceitação. Pode demonstrar baixa autoestima, colocando os outros sempre em primeiro lugar. Por vezes, negligencia suas próprias atividades, vitimiza-se, isola-se e demonstra sentir-se culpado “por não fazer mais”.

O plural de João é Joões. Etimologicamente, deveria ser Joães, porque a forma antiga era Joane, com origem remota no hebreu Iohanan, pelo grego Joánes ou Joánnes e depois pelo latim Jo(h)anne, de Jo(h)annes.