Qual o gatilho mental mais poderoso?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A antecipação é um gatilho mental poderoso, mesmo que não consiga ser ativado para a grande maioria das pessoas. Por trabalhar com um evento futuro, despertando curiosidade e, principalmente, desejo, a antecipação pode ser o diferencial em seu conteúdo.

O gatilho mental da autoridade é uma técnica de persuasão que funciona posicionando a marca como uma referência no mercado, de forma a transmitir mais credibilidade para o consumidor.

Entre os gatilhos que podem resultar em uma crise de ansiedade, por exemplo, estão: pressão demasiada no trabalho, situações que remetem aos traumas passados, consumo excessivo de informações e até mesmo estar em locais com muitas pessoas.

Para aplicar o gatilho do medo da perda, você deve entender quais são os problemas que o seu produto ou serviço resolve e, principalmente, como esse problema afeta o negócio do seu cliente. É “tocando na ferida” e colocando em pauta os riscos da falta do seu produto ou serviço, que surgirá o medo da perda.

Os 7 gatilhos mentais mais importantes e como eles podem ser adotados

  1. Escassez. Geralmente, as pessoas dão mais atenção para aquilo que é escasso. ...
  2. Urgência. ...
  3. Antecipação. ...
  4. Histórias. ...
  5. Prova social. ...
  6. Novidade. ...
  7. Reciprocidade.

Como usar o gatilho mental da curiosidade?

  1. Identifique a necessidade do seu cliente. Recapitulando: curiosidade acontece quando há uma lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. ...
  2. Gere curiosidade para a solução. Até aqui, você já identificou a lacuna que você precisava. ...
  3. Utilize cases de sucesso.

A base do gatilho de autoridade é vender sem fazer uma oferta. É preciso mostrar domínio no assunto do seu segmento de atuação e transmitir autoridade para mostrar a sua relevância para outras pessoas ou empresas.

Gatilho mental de exclusividade
O gatilho de exclusividade atinge uma área do comportamento humano que tem a ver com a necessidade de ter uma vantagem especial em relação aos outros. Se uma pessoa tem acesso exclusivo a uma informação, um lugar, um produto ou outra pessoa, ela tende a se sentir superior aos outros.

Como sabemos, o gatilho mental da urgência relaciona-se a um prazo que estabelece até quando o produto ou serviço pode ser adquirido ou acessado. As estratégias de gatilhos mentais devem, portanto, ser adequadas ao público e ao objetivo que você quer atingir.

Para usar o gatilho da dor é preciso fazer diversas perguntas abertas e fechadas que ajudem o vendedor a saber mais sobre o cenário atual do cliente e seus desafios. O gatilho da dor é indispensável para incentivar a tomada de decisão dos clientes, principalmente para vendas difíceis.

Uma das maneiras mais conhecidas de aplicar o gatilho da reciprocidade é enviando um material gratuito para os seus clientes. Isso pode ser através de alguns conteúdos para blog, dicas pelas redes sociais, e-books, infográficos ou até mesmo um período de aulas grátis.

O gatilho mental da Reciprocidade funciona mais ou menos assim; é da natureza humana ser recíproco. Nas vendas, busca-se oferecer algo para o cliente de modo a despertar nele o sentimento de “dívida”. Assim, ele sentirá a necessidade de retribuir aquilo que o vendedor lhe ofereceu.

Os gatilhos emocionais podem ser tratados na terapia. De fato, o acompanhamento psicológico é o modo mais seguro de superar um gatilho. Como falar e pensar em situações negativas é doloroso, a orientação de um profissional da saúde mental minimiza o sofrimento.

Os gatilhos emocionais podem gerar sensações como rejeição, traição, injustiça, desamparo, perda de controle, sentimento de exclusão, desaprovação ou crítica, assim como se sentir indesejado, inseguro ou sufocado.

Veja alguns dos possíveis gatilhos:

  • Eventos estressantes. Situações difíceis podem funcionar como um gatilho para a depressão. ...
  • Solidão. A solidão é outro gatilho da depressão. ...
  • Consumo de álcool e drogas. Abusar de álcool e drogas, principalmente em momentos difíceis, é perigoso. ...
  • Doenças crônicas. ...
  • Dar à luz.

É uma situação que precipita sentimentos e sensações desagradáveis para alguém, afetando aspectos que podem ser muito sensíveis ao indivíduo, como baixa autoestima ou sentimentos de angústia”, explica o psiquiatra.

Principais gatilhos mentais sedução

  1. Prova social. O gatilho da prova social é aquele que faz a pessoa tomar uma decisão baseada na escolha de outras pessoas. ...
  2. Reciprocidade. ...
  3. Diversão. ...
  4. Exclusividade. ...
  5. Imprevisibilidade.

A psicologia afirma que para uma pessoa destravar do seu medo ela precisa, primeiramente, encará-lo. Chega de disfarçar, de fingir que você não tem esse medo. É preciso enfrentá-lo.

Tipos de gatilhos mentais: 10 exemplos essenciais e seus usos!

  • Escassez.
  • Urgência.
  • Exclusividade.
  • Novidade.
  • Curiosidade.
  • Prova social.
  • Autoridade.
  • Inimigo comum.

Gatilhos emocionais são situações ou acontecimentos que acionam ou disparam determinado tipo de emoção, memória ou trauma. Uma palavra, um cheiro, uma música, um tom de voz podem ativar sentimentos muitas vezes represados.